Conselheiras Tutelares tomarão posse na próxima sexta-feira

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizará na próxima sexta-feira (10), a partir das 10h, a cerimônia de Posse das conselheiras Tutelares eleitas por meio de sufrágio universal em outubro de 2019. A solenidade será realizada no gabinete do Executivo Municipal é aberta para participação de toda a população.
Foram eleitas as cinco candidatas mais votadas: sendo elas: Sandra Kuhnen Heidemann, Lúcia Heidemann Daufenbach de Bona, Maria Rafaela Vanderlinde, Roseli Boeing e Caroline Bonfim Bloemer. Outras cinco candidatas estão habilitadas como suplentes, seguindo a ordem decrescente de votação.
O processo de eleição dos conselheiros tutelares teve início em abril de 2019, com vários procedimentos tais como reuniões, abertura do edital, análise de documentos, prova e eleição. Ao todo, 849 pessoas depositaram seus votos, em um total de 842 votos válidos. O CMDCA foi o responsável por todo o processo eleitoral, contando com o total apoio do Município de Rio Fortuna. Todos os procedimentos foram acompanhados e fiscalizados pelo Ministério Públicos do Estado de Santa Catarina. A partir da posse, os novos conselheiros estarão efetivamente atuando nas suas funções.
O Conselho Tutelar é um órgão responsável por zelar e fazer cumprir os direitos das crianças e dos adolescentes, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente. “É um órgão extremamente importante, pois além de atuar na prevenção, em situações de vulnerabilidade pessoal e social como abandono, negligência, exploração, violência, crueldade e discriminação, é o Conselho Tutelar que a sociedade aciona para proteger as crianças”, pontua o prefeito Lindomar Ballmann.