Rio Fortuna recebe Selo Prata de Referência em Atendimento do Sebrae

A Sala do Empreendedor de Rio Fortuna foi contemplada com o Selo Prata de Referência em Atendimento do Sebrae. A premiação foi entregue na segunda-feira, 18 de março, na Sala do Empreendedor, com a presença de representantes do Sebrae, da Prefeitura, e entidades parceiras.

Inaugurada em 2022, a Sala do Empreendedor concorreu, em 2023, pela primeira vez ao Selo. O prefeito de Rio Fortuna, Neri Vandresen, destaca que o prêmio é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado. “As ações que a Sala do Empreendedor promove têm muito a contribuir com os empreendedores locais e com o desenvolvimento do nosso município como um todo. Este Selo é o reconhecimento de que a Sala, juntamente com seus parceiros, tem realizado um bom trabalho”, destaca.

A honraria considera uma série de critérios, incluindo a qualidade do atendimento, o uso das redes sociais, a divulgação de cursos e consultorias, as orientações para que as empresas participem das compras públicas, além da capacitação contínua dos atendentes da Sala do Empreendedor. Metade da avaliação refere-se às ações e processos da própria Sala e a outra metade é atribuída às avaliações dos chamados clientes ocultos. Esses clientes buscam atendimento nas Salas participantes e depois conferem uma nota de acordo com os critérios presentes no edital.

Em 2023, 68 municípios catarinenses participaram do edital de avaliação, o que resultou no reconhecimento de 45 deles com o Selo nas categorias Ouro (15 municípios), Prata (18 municípios) e Bronze (12 municípios). Na região da Amurel, dos 12 municípios que possuem a Sala do Empreendedor, quatro foram contemplados.

As Salas do Empreendedor em Santa Catarina

As Salas do Empreendedor são um local de convergência de ações, serviços e atividades para orientar, apoiar e capacitar os empreendedores no município. Em um único espaço estão reunidos diversos serviços para facilitar a vida do empreendedor, garantindo desde a orientação básica, informações sobre a formalização, alteração e baixa de empresas até o apoio no planejamento de um novo negócio e gestão da empresa.

Nestes espaços, o empreendedor tem acesso também a informações sobre como participar de compras públicas, tramitação de documentos, declarações como a DASN-Simei, além de capacitações e oficinas. As Salas realizam, de forma gratuita, uma série de serviços ao setor empresarial dos municípios e contribuem significativamente para a melhoria do ambiente de negócios.

Hoje, Santa Catarina conta com aproximadamente 160 Salas do Empreendedor em funcionamento, com expectativa de chegar a 190 até a metade de 2024. Em 2023, as Salas realizaram mais de 175 mil atendimentos para 65.217 empresas catarinenses, que buscaram cursos, palestras, orientações, regularização, entre outros.