Aspectos Geográficos

Área total:
283,30 Km2

Posição Geográfica:
Rio Fortuna é uma conformação territorial intercalada no estado de Santa Catarina, localizada no Hemisfério Ocidental, ao sul do Trópico de Capricórnio e inserida na Zona Temperada do Sul do País.

Relevo:
Rio Fortuna está situada na região das planícies litorâneas ou Zonas Costeiras, com altitudes inferiores a 200 metros. Na região sul existem planícies extensas, com costas altimétricas inferiores a 100 metros. Predonimam-se nesta região os solos hidromórficos e os solos arenosos, salientando-se o desenvolvimento das dunas. Dentre os materiais de origem predominam-se o basalto e as rochas sedimentares.

Hidrografia:
Os rios que banham o município desembocam na Vertente do Atlântico, que corre para leste em direção ao Oceano Atlântico. Merecem destaque: Braço do Norte, Fortuna, Claro, Bravo, Branco, Café, Otília, Facão, dos Bugres, Chapéu, Espraiado, Areão e Azedo.

Clima:
O clima é classificado como mesotérmico úmido, sem estação seca, com verões quentes, apresentando uma temperatura média anual de 20ºC e uma precipitação total anual entre 1400 mm. As temperaturas médias giram entre 35ºC a máxima e 8ºC a mínima.

Altitude e Longitude:
Rio Fortuna está localizada a uma altitude de 130 metros acima do nível do mar, na Latitude de 28º13″1″, e na Longitude de 49º10″5″ a Oeste de Greenwich.

Vegetação:
A vegetação é marcada pelos serrados e mata atlântica.

Limites:
Ao Norte com Santa Rosa de Lima; ao Sul com Grão Pará, Braço do Norte e Armazém; a Leste com São Martinho, e a Oeste com Urubici e Grão Pará.