Rio Fortuna de luto pela morte do vereador e ex-prefeito Silvio Heidemann

Atual vereador e ex-prefeito de Rio Fortuna, Silvio Heidemann faleceu na manhã desta sexta-feira, 18 de janeiro, em decorrência de um câncer. Aos 66 anos, deixa esposa, quatro filhos e três netos. Professor aposentado, dedicou 40 anos de sua vida à política que tanto amava. O ex-prefeito será velado na capela Previne, em Rio Fortuna. A missa de corpo presente está marcada para o sábado, 19, às 17 horas, na igreja Matriz São Marcos. Antes disto, às 16h, o corpo será transladado para a sede da Prefeitura para as últimas homenagens públicas ao político.

Filho e neto de ex-vereadores, Silvio costumava dizer que tinha a política “no sangue”. Estava em sua sétima legislatura, mas licenciado para tratar da saúde. Iniciou sua trajetória política em 1977, quando assumiu pela primeira vez uma cadeira na Câmara de Vereadores de Rio Fortuna. Desde então, só esteve ausente do Legislativo em três mandatos: 2001 a 2004, 2009 a 2012 e 2013 a 2016. Nas três oportunidades disputou uma vaga para o executivo municipal.

Sem sucesso no primeiro pleito, pôde realizar o sonho de ser prefeito de Rio Fortuna nas eleições de 2008. Tentou a reeleição na disputa seguinte, em 2012, mas não obteve sucesso. Na última eleição que disputou, em 2016, passava por um momento delicado devido à doença, mas insistiu em concorrer. Dizia à família que ele precisava fazer o que gostava, e seu desejo era retornar à política. Na presidência do Legislativo, em 2017, Silvio destacava a importância de se investir na área da saúde. Economizou recursos e destinou boa parte deles ao hospital da cidade.

Durante seu mandato à frente do executivo, destaca-se a construção da Creche Analíria Willemann de Freitas, inaugurada em 2012. Heidemann também não mediu esforços para a instalação de um Centro de Educação Profissionalizante (Cedup) em Rio Fortuna. Como educador, sabia da importância do Cedup para os jovens da região e seguia na luta para ver a estrutura em funcionamento, o que ainda não se efetivou.  Incentivador da cultura, foi em seu mandato que foi criada a Gemeindefest. A “festa das comunidades”, tradução para a língua portuguesa, resgata a cultura dos primeiros colonizadores e promove a integração entre as comunidades riofortunenses. Outro feito de Heidemann foi a criação da banda municipal Professor Roberto João Tenfen, projeto reativado em 2018.

Secretário de Educação no mandato de Silvio, o atual prefeito de Rio Fortuna, Lindomar Ballmann, lamenta a morte do amigo. “Ele foi meu professor na escola e um grande professor da política do bem, da honestidade, da seriedade e do respeito às pessoas”, destaca. “Era uma pessoa simples e humilde que se esforçou ao máximo para ter uma cidade melhor. Tinha um amor incondicional por Rio Fortuna e muito orgulho por ter essa participação na vida pública, como professor, vereador e prefeito. Isso contagiava as pessoas”, recorda.

A administração municipal decretou luto oficial de três dias.

Professor – Silvio começou a lecionar em 1971, na escolinha da comunidade de Rio Branco, para alunos da 1ª à 4ª série reunidos em uma única sala. Também lecionou para as séries iniciais na escolinha da comunidade de Rio dos Bugres. Formado em Geografia, atuou por 32 anos no Colégio Nossa Senhora de Fátima. Foram 20 anos em sala de aula e outros 12 como diretor da escola estadual.

Futebol – Apaixonado pelo futebol, era vascaíno “roxo”. Dizia que o esporte era sua “cachaça”. Presidiu o time de futebol da comunidade do Rio Branco por 14 anos, período em que conseguiram, com a ajuda da Prefeitura, construir um campo na comunidade. Depois atuou na Sociedade Esportiva e Recreativa Municipal, presidindo da associação por muitos anos, sempre envolvido e torcendo pelo time do Municipal.