Conselho Tutelar terá eleição neste final de semana

Os munícipes de Rio Fortuna podem participar da escolha das novas conselheiras tutelares. A eleição suplementar acontece neste domingo, 03 de fevereiro, na Escola Municipal Professor José Boeing, das 08 às 17 horas.  O processo ocorre por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e será fiscalizado pelo Ministério Público.

São quatro candidatas inscritas:  Julina Willemann Gracia Bloemer, Fabiana Aparecida dos Santos Leal, Lilian Moreira e Raqueli Effting Oenning. A mais votada assumirá, efetivamente, o cargo de conselheiro tutelar, com mandato até 09 de janeiro de 2020.  As demais candidatas serão consideradas suplentes, seguindo-se a ordem decrescente de votação.

A presidente do CMDCA, Simone Moreira, destaca que o voto é sigiloso, sendo que o eleitor votará em cabina indevassável. “É importante que os cidadãos inscritos como eleitores no Município de Rio Fortuna e que estejam com o título eleitoral em dia participem, pois além do exercício da cidadania, os munícipes escolherão representantes para o cargo de conselheiro tutelar, que tem a função de garantir os direitos das crianças e adolescentes diante de uma possível violação de direitos”, considera.

Na cabine de votação constará a relação de todos os candidatos, com seu respectivo número. Apenas um deverá ser indicado na cédula.  Para votar, o eleitor deverá levar documento com foto. “As eleições para o Conselho Tutelar são unificadas em todo Brasil, com mandado para quatro anos. Entretanto, há possibilidade de ocorrer eleição suplementar quando não houver mais suplentes que assumam os cargos, fato que está ocorrendo no município”, completa Simone.

O resultado da eleição suplementar será publicado no dia 04 de fevereiro, em edital afixado no Mural da Prefeitura, Câmara de Vereadores e Fórum da Comarca, contendo o nome dos eleitos e o respectivo número de votos recebidos.