Construção de pontes é finalizada

As obras de construção das cinco pontes de concreto armado no interior do município de Rio Fortuna estão finalizadas. As novas estruturas substituem as pontes de madeira localizadas em Rio dos Bugres, Rio Facão, Barra do Rio Chapéu e Rio Chapéu, sendo que em três delas a passagem de veículos já está liberada.

O tráfego está liberado nas pontes Flávio Figueiredo, na Barra do Rio Chapéu; Marcos Boeing, no Rio Chapéu, e na ponte Gregório Boeger, localizada em Rio dos Bugres, na divisa entre os municípios de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima. As duas últimas estruturas estão localizadas na comunidade de Rio Facão. A previsão é liberar o trânsito da ponte Nereu Camilo na segunda quinzena de fevereiro; e da ponte João Batista Soethe, próxima a Igreja, no início de março.  

O prefeito Lindomar Ballmann estima que a melhoria na infraestrutura do município garante inúmeros benefícios à população. “A colocação da estrutura em concreto armado agora é uma realidade, fruto de um grande esforço para desburocratizar o andamento do convênio. Além garantir o deslocamento seguro de moradores, representa melhor qualidade para o escoamento da produção agrícola, além de proporcionar redução de custos com a manutenção”, destaca Ballmann. “Agora nosso próximo passo é dar continuidade à busca de recursos para poder reconstruir as pontes danificadas com as fortes chuvas, especialmente na divisa do município com Grão-Pará. Pedimos a compressão da população, pois os problemas pontuais estão sendo resolvidos e estamos tomando todas as medidas necessárias para recuperar nosso município”, argumenta o chefe do Executivo.  

As cinco pontes de concreto foram executadas pela empresa Base Pré-Fabricados – vencedora da licitação – através de um convênio firmado com a União, por intermédio do Ministério da Integração Nacional. O investimento total é de mais de R$300 mil.

Relembre o caso  

O convênio inicial foi firmado em 2010, na gestão do ex-prefeito Silvio Heidemann, e previa a construção de 11 pontes, das quais seis foram executadas. Entretanto, devido a entraves burocráticos, o Executivo não pode dar seqüência ao projeto. “Quando assumimos a gestão, lutamos para que as pendências fossem resolvidas, e com isso, um contrato com o Ministério foi refeito para a construção das cinco pontes restantes”, analisa o prefeito Lindomar Ballmann.  

Com o contrato autorizado em 2018, realizou-se o processo de licitação para a contratação da empresa responsável pela obra. Pela melhor proposta, a Base Pré-Fabricados foi declarada vencedora.  Em agosto do mesmo ano foi entregue a ordem de serviço e, em menos de cinco meses as obras foram finalizadas.