Rio Fortuna realiza série de tardes de campo

Cerca de 80 produtores de Rio Fortuna participaram das tardes de campo promovidas pela Epagri em parceria com a secretaria de Agricultura. Viabilizados com recursos do projeto Microbacias, os encontros tiveram como objetivo incentivar melhorias na criação e manejo de terneiras, além de uma demonstração sobre implantação de pastagens de inverno.

Ao todo foram quatro encontros, todos nas primeiras semanas de abril. No dia 2, produtores estiveram reunidos na propriedade de Cirineu Schueroff, no Rio Bravo Baixo. No dia seguinte, 3, na propriedade de Dauri Feldhaus, no Rio dos Bugres. A terceira tarde ocorreu no dia 9, na propriedade de Irio Tenfen, no Rio Claro, Para encerrar, produtores estiveram reunidos na propriedade de Antônio Henrique May, na comunidade de Rio Chapéu.

Os encontros iniciaram com uma palestra sobre criação de terneiras, ministrada pelo médico veterinário da Epagri de Braço do Norte, Lúcio Teixeira. O profissional falou sobre os principais problemas de manejo enfrentados pelos produtores na criação da terneira. Outro aspecto abordado pelo veterinário foram as práticas necessária para criar um animal rústico e produtivo. "Uma terneira criada com qualidade se transformará em uma vaca produtiva e mais resistente as doenças", afirmou o veterinário.

O engenheiro agrônomo da Epagri de Rio Fortuna, João Paulo Dornelles Reck, fez uma demonstração do método de inoculação e peletização de leguminosa além da sobressemeadura de pastagens de inverno. Em seguida os agricultores percorreram as áreas de pastagens implantadas nas propriedades. No local, puderam verificar as áreas de trevo, cornichão, amendoim forrageiro e maku implantados sobre as pastagens de campo nativo e de missioneira. Também discutiram os pontos positivos e dificuldades na implantação e manejo destas áreas. "Estou muito satisfeito com as pastagens que fiz no ano passado. Este ano pretendo aumentar as áreas melhoradas", declara o produtor Dauri Feldhaus.

Além dos agricultores, também participaram das tardes de campo técnicos, lideranças locais e o coordenador de Pecuária da Regional de Tubarão Inácio Trevisan.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Rio Fortuna.