Especial: Aprendizado e diversão!

Tornar a aprendizagem mais fácil e divertida é o propósito do trabalho realizado com alunos de cinco e seis anos da rede municipal de ensino. Com aulas que misturam brincadeiras, palestras e passeios, as crianças aprendem as letrinhas do alfabeto e conhecem mais sobre seu município. O trabalho é realizado pelas professoras Marilda Heidemann, Alaíde Tenfen Ricken, Adriane Ballmann Heidemann e Giseli Leal Hemkemeier.

A cada letra trabalha-se uma palavra que é contextualizada com a realidade de Rio Fortuna. O objetivo, lembra a professora Marilda, é oportunizar a alfabetização de maneira lúdica e prazerosa e fazer com que os alunos, ainda pequenos, conheçam e aprendam a valorizar nosso potencial sócio econômico, riquezas naturais, costumes, nossa cultura. "A gente só gosta daquilo que conhece", acrescenta a professora Giseli.  Na letra A, por exemplo, os alunos aprenderam sobre a abelha. O trabalho teve início em sala de aula. Lá, as "prôs", como são carinhosamente chamadas pelas crianças, "apresentam" a letra e a palavra.  Depois, com a ajuda da extensionista da Epagri, Maria Luiza Bloemer, aprenderam sobre a vida do animal, sua importância para o meio ambiente e conheceram os produtos fabricados a partir do mel, cera e própolis, como sabonetes, velas e incensos.

A etapa seguinte é a que mais agrada aos alunos: o passeio. Nesta atividade, visitaram a fábrica de colméias (caixas de abelha) do empresário Lourivaldo Heidemann, o "Bumba". "Lá  também souberam como é feito o transporte das abelhas que vão para outros países", lembra a professora Adriane. A lição é finalizada no retorno. "Após a visita, fazemos um texto coletivo. Cada um sabe dizer algo que aprendeu", conta a professora Alaide. A partir dos textos, outras atividades pedagógicas de alfabetização são elaboradas. "Trabalhando desta forma, as professoras buscam melhorar a qualidade do ensino da nossa escola", destaca a diretora Rainilda Roecker Beckhauser.

Confira mais fotos da atividade

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Rio Fortuna.