Projeto para Escolinha de Futebol é aprovado pelo CDR

CDR de Braço do Norte delibera projetos e emite decisões regionais

Diversos assuntos foram debatidos na reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte, que aconteceu no final da tarde de sexta-feira (dia 28) em Santa Rosa de Lima. Além dos projetos de parceria, os conselheiros debateram a estadualização da estrada que liga Braço do Norte à comunidade de Pinheiral e sobre a implantação de uma empresa de extração de fosfato em Anitápolis, que segundo ambientalistas, que trará repercussões em toda a região.

Os conselheiros aprovaram solicitação de recursos para realização do 11° Enduro da Cidade de São Ludgero, no valor de R$ 20mil da Associação Moto Tribo da Trilha de São Ludgero. De Braço do Norte, da Associação Moto Clube Amigos da Natureza de R$ 10 mil para a realização da 8° volta da independência. O valor total do projeto R$ 12 mil.

Já da prefeitura de São Martinho, projeto para restauração do Cemitério do Imigrante, no valor de R$ 26 mil e recursos para a realização da Festa do Colono e Expofeira de Vargem do Cedro, de R$ 15 mil, sendo proponente o Salão Recreativo Familiar de Vargem do Cedro. De Rio Fortuna, a Sociedade Esportiva e Recreativa Municipal de Rio Fortuna para a implantação de uma escola de futebol, ao custo de R$ 42 mil.

Na área da Infra-Estrutura, a prefeitura de São Ludgero teve aprovado projeto para liberação de recursos para manutenção de estradas vicinais do município, no valor R$ 260 mil. Já a prefeitura de São Martinho R$ 118 mil para aquisição de um caminhão novo com carroceria de madeira. Na saúde, a prefeitura de Grão-Pará solicitou recursos para aquisição de um veículo utilitário e quatro computadores.

Na área social, a prefeitura de São Ludgero teve aprovada a aquisição de terreno para construção de 85 casas populares, projeto este no valor de R$ 350 mil. Na ocasião, o secretário regional Gelson Luiz Padilha apresentou a solicitação de recursos, de aproximadamente R$ 130 mil, para o alargamento das curvas da estrada que liga Santa Rosa de Lima ä Anitápolis.

Após a deliberação dos projetos, os conselheiros discutiram a manifestação da comunidade de Pinheiral quanto a uma indicação da Assembléia Legislativa, que solicitava a estadualização da estrada municipal entre a localidade e Braço do Norte. O CDR optou na última reunião em ouvir a comunidade para emitir a decisão e diante da negativa dos interessados, o pedido foi rejeitado e a estrada não deve, na avaliação dos conselheiros, ser assumida pelo Estado.

Esta estrada está enquadrada para ser beneficiada pelo programa Propave Rural, sendo que o projeto está sendo elaborado, via parceria entre a SDR e a prefeitura de Braço do Norte.

Outro assunto polêmico foi a instalação de uma empresa de extração de fosfato em Anitápolis. A preocupação dos conselheiros é que se alguma das barragens se romperem, os rejeitos podem contaminar o lençol freático ou se dirigir ao rio Braço do Norte, aumentando seu volume, poluindo e com potencialidade de alagar cidades inteiras.

Para buscar mais informações sobre a possível instalação da empresa, o secretário regional irá com os prefeitos dos sete municípios da SDR em uma audiência na Fatma. "Vamos ver o projeto e a regional de Braço do Norte ficará ao lado da alternativa que for a mais viável para a região. Precisamos de desenvolvimento econômico, mas devemos respeitar nossos recursos naturais, até porque temos um grande potencial turístico que gera renda para muitas pessoas" encerrou Padilha. (Fonte: Assessoria Imprensa da SDR de Braço do Norte)