Programa de combate ao borrachudo chega em São Maurício

A comunidade de São Mauricio é a próxima a receber as primeiras ações para o combate ao borrachudo. No final de maio, a Secretaria de Agricultura esteve reunida com os moradores locais para explanar sobre os procedimentos de prevenção e controle do inseto. Em breve terá início a aplicação do bioinseticida BTI.
A iniciativa prevê uma série de ações que visem a redução e eliminação dos focos do inseto, como a aplicação de BTI, a recuperação da mata ciliar e o repovoamento dos córregos. As ações devem seguir o mesmo cronograma do Rio Café, primeira comunidade beneficiada. Após o São Maurício, as ações de combate ao mosquito serão realizadas no Rio Pinto e no Alto Rio Fortuna.
No Rio Café, após verificação minuciosa dos principais córregos da comunidade (São Marcos e rio Café) e reunião com a comunidade, técnicos da Agricultura iniciaram a aplicação do BTI. A verificação e aplicação do produto são as primeiras etapas do programa de combate ao borrachudo. As ações prevêem o envolvimento dos moradores das regiões beneficiadas. "Eles também vão ser responsáveis pela aplicação do produto, mas sempre com a supervisão dos nossos técnicos", explica o secretário Silvestre Tenfen.
Na sequencia, a intenção é repovoar os córregos com piavas, predadores naturais do borrachudo, além da recuperação da mata ciliar. "Durante a investigação, constatamos que nas cachoeiras expostas ao sol há mais borrachos", informa o engenheiro agrônomo Thiago Matujacki Koscrevic. O técnico acredita que a recuperação da mata ciliar diminuiria em 90% a incidência dos borrachudos. "A plantação de árvores frutíferas, por exemplo, pode ser uma barreira natural", sugere o engenheiro agrônomo Arlindo Bloemer. Novas reuniões serão realizadas com as comunidades para avaliar os primeiros resultados.