Vacinação contra a gripe segue até maio

Está em vigência em todo o país a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2019. Até o dia 31 de maio, cerca de 1,6 mil munícipes de Rio Fortuna deverão ser vacinados contra a gripe. O Dia “D” será no primeiro sábado de maio, dia 4.

Devem receber a vacina crianças, gestantes, trabalhadores de saúde; povos indígenas; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); idosos (a partir dos 60 anos); professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, e funcionários do sistema prisional. Diferentemente do ano passado, este ano, crianças com idade até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias) também serão vacinadas, conforme orientação do Ministério da Saúde. Além da inclusão dos grupos de policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

O secretário municipal de Saúde, Neri Vandresen, reforça que a vacina contra a influenza é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos pela doença.    “Nos meses de maio a agosto são aqueles em que, historicamente, há maior circulação do vírus da influenza. Por isso a imunização deve ser realizada o quanto antes, pois o corpo precisa de algumas semanas para produzir anticorpos contra o vírus da gripe”, esclarece.    

Apesar de o vírus da influenza intensificar-se no período de maio a agosto (inverno), ele circula todos os meses do ano, portanto, devem ser reforçadas as medidas de prevenção, principalmente lavar as mãos com frequência e evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas. Também é necessário manter superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos, limpos com álcool, e não compartilhar objetos de uso pessoal, como toalhas, copos, e talheres.

Em Rio Fortuna, o horário de funcionamento da Sala de Imunização na Unidade Básica de Saúde Benedetta Ottersbach Warmling é das 08 às 12 horas, e das 13 às 17 horas. No dia D contra a Influenza, dia 4 de maio, sábado, o atendimento será neste mesmo horário.     “É um dia importante para aquelas pessoas não conseguir ir ao a unidade de saúde durante a semana, devido aos demais compromissos. Lembrando que, para receber a vacina é preciso apresentar a Caderneta de Vacinação e o Cartão do SUS”, pontua a enfermeira e vacinadora Eliane Fregulia.     

Atualização das vacinas

Em paralelo a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a população também poderá atualizar a Caderneta de Vacinação com as vacinas faltantes. No caso das gestantes e puérperas também será intensificada a vacinação da dTpa (difteria, tétano e coqueluche). 

Também está em continuidade a Campanha de Vacinação contra a febre amarela. Segundo dados do setor de Imunização em Rio Fortuna, 2,6 mil pessoas já receberam as doses. “No entanto, cerca de 1,2 mil munícipes ainda precisam vir até a Unidade de Saúde para receber a vacina. É fundamental a prevenção, pois nos últimos dois anos o número de mortes pela doença aumentou. Por isso, foi pensada uma estratégia para evitar que o problema se repita em 2019”, reforça a enfermeira Eliane Fregulia.   

A vacina contra febre amarela é ofertada no Calendário Nacional de Vacinação e distribuída mensalmente aos estados.