Município institui Semana de Prevenção de Deficiências

Está sancionada a Lei Municipal nº 1.661/2019 que institui a “Semana de Prevenção de Deficiências no âmbito do Município de Rio Fortuna”. O prefeito Lindomar Ballmann repassou a notícia aos alunos e professores da Escola de Ensino Especial São Marcos – Apae, que visitaram o Executivo após a caminhada alusiva a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, na manhã desta quarta-feira, 21 de agosto.

O projeto de origem do Legislativo tem como objetivo a intensificação e promoção de ações de conscientização e prevenção às deficiências. As atividades serão executadas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), juntamente com o Poder Executivo Municipal, de 21 a 28 de agosto de cada ano.    “É com satisfação que sancionamos esta lei, que determina a promoção de atividades e a mobilização da comunidade para a participação destas ações de prevenção e enfrentamento às deficiências. O Executivo tem o compromisso com a Apae de Rio Fortuna, e mais do que promover a inclusão social e definir políticas públicas é preciso combater o preconceito”, declarou o chefe do Executivo.

A Lei Municipal ainda determina a promoções de eventos para o debate público sobre a prevenção de deficiências; difusão de boas práticas de prevenção, acolhimento, tratamento e reinserção social, econômica de pessoas com deficiências; divulgação de iniciativas, ações e campanhas de prevenção de deficiências. A autora do projeto, a vereadora Leonete Schuelter defende a importância das atividades específicas durante o conhecido “Agosto Laranja”.  “A Semana de Prevenção de Deficiências no âmbito municipal promove o conhecimento e informação de toda a população por meio de ações, capacitações, palestras, jogos, caminhadas, buscando maior eficácia na prevenção de deficiências”, justificou.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 70% das deficiências poderiam ser evitadas através de cuidados em diversos momentos da vida. Um folder informativo foi confeccionado pela equipe da Apae, com orientações sobre como prevenir as deficiências desde o período pré concepcional ao nascimento, bem como dicas de como acompanhar o desenvolvimento das crianças. Ao perceber que a criança não está acompanhando as etapas, é importante procurar um médico ou serviço especializado.