Saúde zera fila de exames para várias modalidades

Com a intenção de diminuir ou zerar as filas de exames e consultas de média complexidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Fortuna realizou um mutirão de agendamento via CIS Amurel. As guias de autorização com agendamento em anexo e demais orientações da Regulação Municipal SISREG foram repassadas aos pacientes nesta segunda-feira, 13 de maio, no Auditório da Antiga Unidade Básica de Saúde.  Com a ação, aproximadamente 100 pacientes que aguardavam agendamento na fila de espera do sistema SISREG foram beneficiados.   

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Neri Vandresen, explicou aos pacientes que os agendamentos são cadastrados no Sistema Nacional de Regulação (SISREG), no entanto a ordem de atendimento dos usuários é definida a partir de critério cronológico ou avaliação da situação clínica. “O que muitas vezes faz com que o paciente fique até dois anos na fila na espera. Nossa preocupação com o munícipe de Rio Fortuna impulsionou a realização deste mutirão, e com recursos próprios compramos os serviços do CIS Amurel para atender a população”, declarou.    

Através de uma parceria com o CIS Amurel, cerca de R$ 30 mil foram investidos para fornecer os exames e consultas de média complexidade gratuitamente aos pacientes. Serão realizados  procedimentos como ressonância magnética, cateterismo cardíaco, cintilografias, eco cardiografia transtorácica, teste hergométrico, holter 24 horas, endoscopias, colonoscopias, tomografias, entre outros.“Solicitamos ao Estado a retirada destes pacientes da fila de espera para poder atende-los com agendamentos através do Município. Assim temos a garantia para deixar nossa população com seus procedimentos de saúde em dia”, completa Vandresen.    

Para o prefeito Lindomar Ballmann, a Saúde é um direito da população, no entanto, os entraves burocráticos acabam prejudicando o andamento de importantes ações. “A administração municipal se mobiliza constantemente para melhorar o atendimento na saúde, e este investimento no mutirão de agendamentos é sem dúvida, uma conquista que garante mais tranqüilidade à população”, explicou. “Não podíamos ficar esperando as verbas do governo estadual e federal para isso, já que a espera é longa e alguns pacientes precisam destes exames com certa urgência. Agradecemos especialmente a parceria com Câmara Municipal de Vereadores, que no final de ano passado devolveu recursos, alocados para algumas áreas, como a Saúde”, ressaltou o chefe do Executivo.