Eletrosul apresenta novo PAE à administração municipal

Técnicos da Eletrosul estiveram reunidos com o prefeito de Neri Vandresen para apresentar o novo Plano de Ação de Emergência (PAE) que está sendo implantado pela empresa na PCH Barra do Rio Chapéu. O encontro ocorreu na última quinta-feira, 21, no Gabinete do Prefeito, e contou com a presença de secretários municipais, do setor de engenharia do Município, e de representantes da Defesa Civil municipal e regional.

Durante o encontro, a equipe técnica reforçou que a barragem sobre o rio Braço do Norte é segura e que a empresa sempre tomou medidas preventivas além das exigidas por lei para garantir a segurança do empreendimento e de moradores da região. Porém, após o registro de acidentes em outras barragens, como a de Brumadinho (MG), a legislação tornou-se mais rigorosa e o PAE da PCH Barra do Rio Chapéu precisou passar por uma atualização.

O novo Plano inclui, inclusive, a simulação de um rompimento da barragem. Antes disto, no entanto, a empresa ainda vai se reunir com a comunidade da Barra do Rio Chapéu para apresentar o PAE, instalar alertas sonoros (sirenes) na região possivelmente afetada e placas de sinalização de rotas de fuga. Essas ações devem ser realizadas no decorrer de 2024.