Compede realiza a 1ª Conferência da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Compede) realiza a primeira Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio Fortuna. O evento ocorre no dia 4 de outubro, uma quarta-feira, das 8h às 11h, no Auditório da Escola Municipal Professor José Boeing, e tem como tema o “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”.

O evento é aberto ao público em geral e tem como objetivo analisar o cenário atual e propor ações que visem melhorar a vida das pessoas com deficiência, como as relacionadas às questões de acessibilidade. “Será um momento de discutir e articular junto às políticas públicas, questões relacionadas à acessibilidade, aos direitos, inclusão e participação das pessoas com deficiência nestas políticas”, explica a secretária do Conselho e assistente social do Município, Leonete Schuelter Campos.

O resultado do debate e as propostas ali aprovadas serão encaminhadas para as conferências estadual e federal, previstas para o próximo ano. Na oportunidade também serão eleitos os representantes do município para a conferência estadual, que ocorre em março de 2024.

O Compede foi criado em 2019, por meio da Lei Municipal nº 1660. A atual presidente do Conselho, Bruna Fernandes Pereira, lembra que não são apenas os usuários e frequentadores da Apae os beneficiados pela atuação do Compede . “Este conselho tem como principal objetivo dar voz e vez dentro das atribuições que nos forem cabidas. Ele foi criado para que mais direitos sejam colocados em prática e que todos tenham equidade nos direitos assegurados pela Constituição e leis do município”.

A realização da conferência é obrigatória. Criado em 2019, o grupo teve suas atividades suspensas por um período durante a pandemia do Covid-19. Atualmente, o Conselho se reúne a cada três meses, também com encontros abertos para o público em geral.