Recadastramento imobiliário beneficia Prefeitura e cidadão

Nesta quinta-feira, 09 de maio, o Município de Rio Fortuna promove uma importante reunião para prestar esclarecimentos acerca do recadastramento imobiliário realizado na cidade. Todos os moradores e proprietários de terrenos no perímetro urbano estão convidados a participar da ação, que acontece a partir das 19 horas, no Centro de Pastoral São Marcos.

O serviço executado pela empresa GeoSimples tem como objetivo atualizar o cadastro municipal, com ênfase nos dados tributários aplicados no cálculo do IPTU, a partir de fotointerpretação de imagens orbitais, aéreas e terrestres, GPS e entrevistas de campo, de forma a contribuir com a justiça fiscal.   “Com a transparência das informações cartográficas é possível identificar todos os contribuintes e definir os cálculos dos impostos. Nossa proposta é a melhoria da qualidade dos serviços prestados, além de oferecer mais agilidade nos processos”, afirma o prefeito Lindomar Ballmann.

O recadastramento teve início em novembro de 2018, através do mapeamento geoprocessado. Num primeiro momento foram realizados os trabalhos de implantação da rede geodésica seguindo pelo levantamento aerofotográfico e georreferenciamento e criação do mapa urbano digital (MUBDG) do município. Com base na imagem aérea foram digitalizadas e calculadas as áreas construídas de todos os imóveis e realizado cruzamento com a base de dados atual do município. Com isso foi possível identificar aumento nos imóveis e/ou construções não declaradas à prefeitura. Na seqüência foi efetuado o recadastramento imobiliário in loco, ocasião em que os imóveis foram visitados por uma equipe de cadastradores.

“Além de proporcionar melhor organização administrativa e incremento na arrecadação, o recadastramento permite justiça tributária. Por isso é imprescindível a presença dos moradores nesta reunião, pois o sistema terá efeitos a partir deste ano”, completa Ballmann.