Produtores de Anitápolis participam de visita técnica em Rio Fortuna

Com o objetivo de conhecer propriedades modelos no sistema de bovinocultura leiteira, um grupo formado por técnicos e agricultores de Anitápolis esteve Rio Fortuna na última quarta-feira, 16.  Os visitantes conheceram as propriedades de José, Ivan e Dilso Duessmann, na comunidade de Rio Otília.   Na ocasião, o técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Fortuna, engenheiro agrônomo Alexandre Furlaneto Fernandes explicou sobre o Manejo inicial de bezerras leiteiras. “Todas as características positivas na idade adulta começam com o bom manejo das bezerras jovens, principalmente até os seis primeiros meses de vida. Alternativas de dieta, tipos de instalações e práticas de manejo ideais devem ser levados em conta para se alcançar o máximo desempenho desses animais, com menor custo e melhor retorno para o produtor”, explicou Alexandre. 

As bezerras representam o futuro do sistema, pois são a garantia de reposição e de continuidade do rebanho, além de ser resultado de cruzamentos que podem melhorar a qualidade genética do mesmo. “Boas bezerras vão se transformar em boas vacas, com boa produção de leite, saudáveis e com longevidade. Rio Fortuna é um município já considerado modelo, e conseguimos repassar aos visitantes alguns pontos principais no que se refere aos cuidados durante toda a fase de criação das bezerras”, destaca Alexandre.   

O grupo de Anitápolis foi acompanhado pela extensionista rural, Roberta Inácia Duarte, e pela extensionista social Lúcia de Fátima Alves Meyer.