Crianças devem ser vacinadas contra o sarampo

Está em vigor a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo em todas as cidades catarinenses. A primeira fase da mobilização segue até 25 de outubro e serão imunizadas crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). O Dia D acontece no próximo sábado, 19 de outubro. Neste dia, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Fortuna programa diversas atividades educativas.

Na primeira etapa da campanha é fundamental que pais ou responsáveis levem os filhos ao posto de saúde com a carteira de vacinação, se tiver, para avaliação e aplicação da dose, quando necessário. Em Rio Fortuna a sala de vacinação na Unidade Básica de Saúde Benedetta Ottersbach é aberta no período da manhã, das 08 às 12h30min.   “O Ministério optou por dar prioridade para as pessoas dessas faixas etárias porque elas estão entre as mais acometidas pela doença em 2019. As crianças menores de cinco anos, em especial, precisam de mais atenção porque correm um risco maior de desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia, infecções no ouvido e podem até morrer em decorrência do sarampo”, ressalta a enfermeira e vacinadora Eliane Fregulia.

Já no Dia D da campanha de vacinação, a unidade de saúde estará aberta das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas.  “As crianças que serão vacinadas nesse dia participarão de muitas atividades divertidas e as famílias receberão muita informação. Por isso estendemos o convite para aqueles que já tomaram a vacina para que também compareçam e participem das atividades que são preparadas por nossa equipe”, menciona o secretário municipal de Saúde, Neri Vandresen.

A ação do Ministério da Saúde (MS), em conjunto com estados e municípios, é devido ao surto da doença que atinge 19 estados brasileiros, incluindo Santa Catarina.  A segunda fase será entre os dias 18 e 30 de novembro com a aplicação de doses em adultos entre 20 e 29 anos de idade. O dia D da segunda fase será em 30 de novembro.

Sarampo

É uma doença viral, extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros e pode ficar até duas horas no ambiente. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única forma de se prevenir é com a vacinação.

Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados. “A pessoa que apresenta esses sintomas deve procurar o serviço de saúde com a máxima urgência. O sarampo pode causar complicações à saúde e, em casos mais graves, levar à morte”, esclarece Alda Rodolfo da Silva, enfermeira responsável pelo setor de imunopreveníveis da DIVE/SC.