Rio Fortuna sedia II Encontro de Estudos sobre a Imigração Alemã

Historiadores, estudiosos e interessados em conhecer um pouco mais sobre as raízes alemãs, lotaram o auditório do Centro Pastoral São Marcos, em Rio Fortuna, durante todo o dia de sexta-feira, 20 de junho. O II Encontro de Estudos sobre a Imigração Alemã nos Vales dos rios Braço do Norte e Capivari buscou conceber o estudo da etnia.
O evento, que partiu da iniciativa do Instituto Carl Hoepcke, que tem como objetivo o estudo e a preservação do patrimônio cultural ligado à memória do grande empresário Carl Hoepcke, estruturador da industrialização e do comércio catarinense no final do século XIX e começo do século XX, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte, Unisul, Unibave e apoio das prefeituras dos municípios da região.
Na oportunidade, historiadores e escritores explanaram sobre temas relacionados a cultura alemã. Reitor da Unibave, Celso de Oliveira Souza, abordou o tema sobre o Legado Documental e Histórico do padre João Leonir Dall'Alba; presidente do Instituto Cultural Padre Vittorio Pozzo, Jucely Lottin, falou sobre a Colônia Grão Pará, com aspectos históricos; Paulino Vandresen e Ignácio Ricken, falaram sobre a ocupação e desenvolvimento da Colônia Conde D'Eu.

Segundo relatos dos participantes, é de grande importância que encontros desse tipo sejam realizados de forma freqüente para que a memória e a cultura não se percam no decorrem do tempo.
O professor Paulino Vandresen, mostrou com fotos como foi a colonização em toda a região do vale, e explicou como tudo surgiu naquela época deste a primeira igreja até o primeiro prédio.

Segundo o professor Ignácio Ricken, um dos idealizadores do Encontro, os objetivos do evento foram alcançados. "É bom ver que as pessoas participaram, e se interessam pela cultura", destaca.

Fonte: Jornal Folha do Vale – Especial Expofortuna 2008, 27/6/2008