Desfile Cívico acontece sexta-feira

O tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro acontecerá nesta sexta-feira, às 08h30 em Rio Fortuna. A abertura será no pátio da Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima, de onde sairão os pelotões em marcha pelas principais ruas em torno do quarteirão da Igreja Matriz São Marcos.   A ação cívica, em honra ao Dia da Independência, é organizada pela Secretaria Municipal de Educação, e contará com a participação das unidades escolares, entidades e grupos do município.

A Fanfarra Municipal Professor “Francisco Agostinho Wiggers”, irá conduzir o desfile.  Uma das novidades é a participação da Fanfarra Mirim, composta por alunos do Pré Escolar do CEI Cantinho da Criança.  Já nos demais pelotões, além dos estudantes da rede municipal e estadual, destacam-se a presença de grupos de cavaleiros, da 3ª idade, desportistas, balé, entre outros.

Segundo o secretário de Educação, José Lembeck, toda a rede de ensino está comprometida com o desfile cívico e a expectativa é positiva. “No último mês foram realizados diversos ensaios e os grupos se mobilizaram para integrar os pelotões. É um dia especial que desperta a o patriotismo, o respeito e valorização do meio onde vivemos, pois foi através da Independência que o Brasil conquistou seu espaço”, menciona o secretário. “O Dia da Pátria é um momento para refletir e aprender a defender os interesses do país, respeitar e proteger os seus símbolos e trabalhar pela construção de um país melhor, de uma sociedade mais justa”, defende Lembeck.

Para dia 7 de setembro também está programada a tradicional alvorada, onde Rio Fortuna acorda ao som da fanfarra, horas antes do desfile.

O que se comemora?

O Dia da Pátria é um feriado nacional celebrado no dia 7 de setembro de cada ano, que comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português.  Em 1822, essa data foi marcada pelo grito do Ipiranga, que foi quando D. Pedro gritou nas margens do riacho do Ipiranga “Independência ou Morte”. Com a independência, a colônia do Brasil se separou da metrópole portuguesa, e partir daí, iniciou-se um processo para estabelecer suas próprias normas políticas e administração pública.