Novo equipo odontológico para a Saúde

 

A vinda do novo equipo odontológico para a Unidade de Saúde deve agilizar o atendimento aos munícipes. O equipamento, instalado em um gabinete odontológico, será utilizado para realizar procedimentos mais simples como profiláxico (limpeza), aplicação tópica de flúor, retirada de suturas (pontos) e polimento de restaurações. São procedimentos que podem ser realizadas por um técnico em higiene dental (THD).

O equipo foi repassado pelo Governo Federal, por meio do programa Brasil Sorridente. O município recebeu o benefício após a contratação de uma técnica em higiene bucal. O atendimento da técnica, em consultório, é realizado as terças, quartas e quintas-feiras, das 7h às 13h.

A técnica contratada, Joselene Schotten Schulz, explica que o trabalho destes profissionais somente pode ser realizado com a supervisão de um odontólogo. "Em caso de dúvida, devemos consultar o dentista", explica. A profissional também faz uma avaliação do paciente e encaminha ao dentista quando os casos são mais complexos.

 

Todas as crianças atendidas

Hoje, todas as crianças e adolescentes (de zero a 15 anos) que estavam na lista de espera já foram atendidas. O problema, segundo Joselene, que também é responsável pelo agendamento das consultas, está na lista de espera de adultos. "Conseguimos cumprir a determinação do Governo, que é atender 100% das crianças, e ainda um número razoável de adultos, mas não o suficiente para acabar com a lista de espera", destaca. Até março eram 300 pacientes a espera de uma vaga. De acordo com ela, não há previsão de quando todos poderão ser atendidos. "A maioria dos casos são tratamentos mais longos. O tempo de duração depende de cada paciente, por isso fica difícil prever quando teremos atendido todos os adultos", explica a profissional.

 

Serviço

Para agendar consultas odontológicas, o munícipe deve procurar a Unidade Sanitária, ou encaminhar seu nome pelo agente comunitário que atende sua área. Conforme surgem vagas são agendados novos pacientes.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PM de Rio Fortuna