Comemorações dos 50 anos de RF iniciam segunda, 16

A próxima segunda-feira, 16, marca o início das comemorações dos 50 anos de Rio Fortuna. Emancipada pela Lei 348, de 21 de junho de 1958, a cidade prepara diversas atrações, concentrada entre os dias 16 e 22, para comemorar a passagem da data especial.

No primeiro dia, às 10 horas, será aberta a exposição de fotos e artefatos históricos. Mais de 600 fotos ficarão expostas no ginásio de esportes Bernardo João Roecker até o dia 20. Haverá galerias com fotografias dos ex-diretores e formandos da Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima. Também serão expostas todas as fotografias utilizadas no livro "Rio Fortuna – Resgatando origens, cultivando valores, alicerçando o futuro…". À noite, sessão de cinema com entrada gratuita. Na terça-feira, 17, a Câmara de Vereadores presta uma homenagem às personalidades que se destacaram na história da cidade. Após, será servido jantar aos convidados, animado pelo grupo Art Musical. Na quarta-feira, 18, alunos da Escola de Educação Especial São Marcos abrem a noite com uma apresentação. Em seguida, o grupo de teatro Reaja, de Criciúma, encena a peça "Em favor da vida".

Na quinta-feira, 19, iniciam os preparativos para a exposição de gado. A tarde, a partir das 14 horas, chegam os animais. Na Sociedade Esportiva e Recreativa Florestal, às 19h30min, haverá palestra sobre a oscilação na produção de leite durante o ano, somente para convidados. A palestra será ministrada pelo coordenador do projeto de pecuária da regional da Epagri de Criciúma, o médico veterinário Marcelo Pedroso. O evento é uma parceria entre as empresas de laticínio e a organização da Expofortuna. Após, será servido jantar com produtos a base de leite e derivados, animado por João Victor & Ramom e Banda. Já na sexta-feira, as festividades iniciam às 9 horas, com o Seminário de Estudos da Imigração Alemã, no Centro de Pastoral São Marcos. Durante o encontro também será lançado o livro "Rio Fortuna – Resgatando origens, cultivando valores, alicerçando o futuro…". Às 19h30min ocorre a abertura oficial da 5ª Expofortuna. Após, shows com o grupo de pagode Fissuras e a dupla Mayk & Rey.

No dia 21, aniversário da cidade, ocorre o 2º Seminário da Juventude, no Centro de Pastoral São Marcos. À tarde, acontece o Encontro de Corais da região. Às 18 horas haverá uma celebração religiosa. Após, será servido bolo em comemoração ao aniversário da cidade. Em seguida, queima de fogos. Na seqüência, a dupla Pedro & Lissandro e a banda alemã Barril fazem uma apresentação. O Centro Comunitário estará aberto das 9h às 22 horas para visitação. No domingo, 22, haverá missa, entrega de premiações do concurso de animais e as finais do Leite em Metro. O pavilhão estará aberto para visitação das 9h às 18 horas, com almoço típico ao meio-dia. À tarde, no estádio do Florestal, ocorrem as partidas semifinais do Campeonato de Futebol de Campo. Para encerrar as festividades, às 18 horas, show com o cantor Dante Ramom Ledesma e o grupo Os Fagundes, apresentadores do programa Galpão Crioulo, da RBS TV.

16/6 (Segunda-feira)
10 horas – Abertura da exposição de Fotos e Artefatos Históricos.
                Local: Ginásio de Esportes Bernardo João Roecker
19h30min – Sessão de Cinema

17/6 (Terça-feira)
19 horas – Sessão solene da Câmara de Vereadores com homenagem a personalidades do município.
                Local: Centro de Pastoral São Marcos.

18/6 (Quarta-feira)
19h30min – Apresentação de uma teatral

19/6 (Quinta-feira)
14 horas – Chegada dos animais
                Local: Pavilhão de Exposição
19h30min – Palestra e Jantar a base de derivados de leite (para convidados)
                 Local: SER Florestal

20/6 (Sexta-feira)
9 horas – Encontro de Estudos da Imigração Alemã (Instituto Carl Hoepcke)
19h30min – Abertura da 5ª Expofortuna
              Local: Centro Comunitário São Marcos
Após a abertura, show com Fissura e Mayk e Rey
23h30min – Fechamento para visitação

21/6 (Sábado) – Aniversário de Rio Fortuna
9 horas – 2º Seminário da Juventude
9 horas – Abertura do pavilhão para visitação
10 horas – Julgamento dos animais
12 horas – Almoço
14 horas – Julgamento dos animais
15 horas – Concurso de "Leite em Metro"
16 horas – Encontro de Corais da Região
18 horas – Celebração Religiosa
                 Show Pirotécnico
                 Bolo em comemoração aos 50 anos de Rio Fortuna
Após, shows com Pedro e Lissandro e Banda Barril
22 horas – Fechamento para visitação

22/6 (Domingo)
8h30min – Celebração Religiosa
                Local: Igreja Matriz São Marcos
9 horas – Abertura para visitação à Expofortuna
10 horas – Entrega da premiação dos animais
12 horas – Almoço
15 horas – Final do Concurso de "Leite em Metro"
18 horas – Encerramento da Expofortuna
                Local: Centro Comunitário São Marcos
Shows com Dante Ramon Ledesma e Os Fagundes

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Rio Fortuna.