Adultos devem colocar vacinas em dia

Manter a vacinação em dia ajuda a evitar doenças que podem causar até a morte. E não são apenas as crianças que precisam ser imunizadas. Adultos também precisam tomar vacinas e devem manter a carteira em dia, ainda mais quando trabalham em situações consideradas de risco.
É por isso que a Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Imunização, tem convocado os adultos para comparecerem à Unidade de Saúde e atualizar a Carteira de Vacinação. "Acreditamos que muitas pessoas com mais de 30 anos estão com vacinas atrasadas", informa a enfermeira Eliane Fregulia. Estão disponíveis na Unidade, imunizações para Hepatite B, Tétano, Febre Amarela, entre outras. "Quem viaja para fora de Santa Catarina, como os caminhoneiros, por exemplo, precisam ser vacinados contra a febre amarela e tríplice viral", destaca a enfermeira. Muitos estados brasileiros são considerados áreas endêmicas, ou seja, locais de risco de contrair essas doenças.
O tétano, por exemplo, pode ser evitado com a vacina e os reforços. Se uma pessoa se machuca e tem contato com poeira, pregos ou outros materiais enferrujados, vidros, ela vai precisar tomar a vacina se não estiver em dia. "Mas a vacina demora de 15 a 20 dias pra começar a desenvolver anticorpos no organismo da pessoa (fazer efeito), enquanto a doença leva mais ou menos sete dias para se manifestar" ressalta Eliane. A enfermeira lembra que o reforço contra o tétano deve ser feito a cada dez anos, mas o tempo diminui para cinco quando a pessoa teve algum ferimento mais grave ou se tratar de gestante.
Serviço – O setor de imunização da Unidade de Saúde funciona das 7h às 13h. Informações podem ser obtidas pelo 3653-1100. É preciso trazer a carteira de vacinação.