Mais de R$ 3 milhões em recursos empenhados para Rio Fortuna

O governo municipal de Rio Fortuna encerrou o ano de 2019 com mais de R$ 3,4 milhões em recursos empenhados para o município. Deste total, R$ 2,5 milhões são de recursos federais e R$922 mil de recursos estaduais. O montante será investido em projetos nas áreas de Infraestrutura, Educação e Saúde.

Para a Saúde o total liberado é de R$ 576 mil, sendo R$ 200 mil da deputada estadual Dirce Heiderscheidt; R$ 150 mil da deputada estadual Ada de Lucca; R$ 126 mil do deputado estadual Manoel Motta; R$ 100 mil do deputado federal João Rodrigues. O valor é utilizado para compra de veículos, equipamentos e materiais para a Unidade Básica de Saúde.

Para o setor de Infraestrutura, o total de investimento chega perto dos R$ 2 milhões.  O deputado Ricardo Guidi destinou R$ 100 mil que serão utilizados para aquisição de um trator e R$ 250 mil para a compra de um rolo compactador; a deputada federal Geovania de Sá liberou R$ 240 mil a ser destinado para a aquisição de um caminhão tanque, e R$ 250 mil do senador Jorginho Melo, proposto para a compra de uma escavadeira hidráulica. Já o deputado federal João Rodrigues autorizou R$ 250 mil para obra de pavimentação.

Além disso, a Defesa Civil, por meio do Ministério da Integração Nacional, autorizou a liberação de R$ 614 mil para a reconstrução das Pontes do Mitão e do Pirão. Para o prefeito Lindomar Ballmann, a reivindicação atendida é fruto das viagens realizadas para Brasília. “Não deixamos de medir esforços e agimos insistentemente atrás da captação de recursos para nosso município. É um processo um pouco moroso, mas só temos a agradecer a atenção à Rio Fortuna e as lideranças municipais que se engajaram neste pleito, pois é a nossa população a principal beneficiada.”, avalia Ballmann.

Também foram empenhados R$ 200 mil do deputado federal Serafim Venzon para a reforma do Ginásio Municipal Aloísio Willemann. “Esta é uma das prioridades de investimento e as melhorias irão garantir a segurança e a funcionalidade do espaço público, pois o mesmo é utilizado com frequência pela população. Com este recurso será realizado uma reforma completa no local de lazer”, pontua o prefeito Lindomar.

Já para a Educação, são R$ 573 mil empenhados. Deste valor, R$ 143 mil é destinado pelo deputado federal Ricardo Guidi e R$ 103 mil pelo deputado estadual Valmir Comin. Ambos os recursos serão utilizados para a reforma e ampliação da Escola Municipal Professor José Boeing. Para este setor, o senador Jorginho Melo ainda liberou R$ 100 mil para aquisição de equipamentos, e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) autorizou o empenho de R$ 227 mil para a aquisição de um ônibus escolar. “São recursos fundamentais para a manutenção das atividades da rede municipal de ensino. Nosso compromisso é proporcionar uma educação de qualidade às nossas crianças e para isso ampliar os investimentos neste setor é uma grande necessidade”, completa o chefe do Executivo.

Para finalizar, dos recursos federais designados ao Município de Rio Fortuna, R$ 380 mil são fruto de Cessão Onerosa, destinados para diversos investimentos.  Para 2020, o prefeito Lindomar antecipa que demais projetos serão cadastrados junto ao governais estadual e federal.