Leitura acessível em espaços públicos

Contribuir para a ampliação do direito à leitura e promover condições de acesso a sua prática é a finalidade de um projeto que espalhou cinco “Casinhas de Leitura” no município de Rio Fortuna. As unidades foram instaladas em pontos estratégicos, como Praça da Igreja Matriz, Unidade Básica de Saúde e Praça Ludgero Carlos Loch. A iniciativa surgiu através de um projeto do Cooperjovem, apoiado pelo Programa Saúde na Escola, onde alunos discutiram o tema Direitos Humanos e Cidadania e sugeriram a instalação das casinhas em espaços públicos. Através de uma parceria entre Poder Público, Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima e Programa Saúde na Escola foram adquiridas cinco estruturas para abrigar os livros. Para obtenção das obras foi promovida uma campanha de doação. Além dos moradores de Rio Fortuna, a Escola Municipal José Boeing destinou diversos exemplares. “São espaços lúdicos, feitos para fomentar o interesse pela leitura. O Executivo foi procurado na época do projeto e fomos parceiros nesta ação. Que as pessoas se sintam à vontade para ler e desfrutar de bons momentos, e por isso, pedimos muito a colaboração de todos para que não aja atos de vandalismo”, pontua o prefeito Lindomar Ballmann.

O Executivo lembra que o espaço é de uso coletivo e é de fundamental importância que a população cuide do ambiente e dos livros com carinho e zelo, permitindo assim que mais indivíduos se beneficiem da ação.