Primeira Conferência da Pessoa com Deficiência é realizada

Rio Fortuna promoveu sua primeira Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, realizado na última quarta-feira, 04 de outubro, reuniu 47 participantes no auditório da Escola Municipal Professor José Boeing. A organização ficou sob responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede).

O tema escolhido para este ano, “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos de pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”, foi abordado pela assistente social Patrícia Maia. Após a palestra, a profissional conduziu os trabalhos em grupo, onde foram apresentadas propostas para melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência.

Entre as ações levantadas pelos grupos estão: promover e investir em campanhas para divulgar e difundir a existência e a importância do Compede; implantar um parque inclusivo no município do Rio Fortuna; garantir uma sala de recursos de inclusão tanto nas escolas municipais quanto nas escolas estaduais. Os grupos ainda propuseram que seja cobrado incentivo financeiro e legislações que comprometam município e estado na implementação de espaços de inclusão; a criação de um fundo nacional dos direitos da pessoa com deficiência; a garantia de acessibilidade a todos espaços públicos; além de orientações e treinamentos para uma comunicação alternativa com pessoas com deficiência e suas famílias.

A conferência teve um saldo positivo na avaliação da presidente do Compede, Bruna Fernandes Pereira. “Tivemos um público favorável e participativo. Todos os conselhos mandaram seus representantes, a prefeitura se fez presente, na pessoa do prefeito Neri Vandresen, e contamos também com alguns secretários e representantes da Câmara de Vereadores”, cita. “Falar sobre inclusão não é fácil e precisamos discutir políticas públicas de qualidade que venham de encontro com nossas fragilidades e juntos levarmos pra frente nossas propostas”, acrescenta.

Durante a abertura do encontro, o prefeito Neri Vandresen ressaltou a importância de se abrir espaço para discutir os direitos da pessoa com deficiência. “Esta é uma oportunidade que nós temos de discutir ações objetivando um melhor atendimento à pessoa com deficiência e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida deles”, destaca.