Ilso Nack assume a secretaria de Agricultura em Rio Fortuna

Incentivar melhorias na criação de gado leiteiro e a implantação de atividades que complementem a renda dos produtores são algumas das metas do novo secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Fortuna. Ilso Nack tomou posse nesta segunda-feira, 2. É a segunda vez que ele assume a secretaria.

Nack destaca que é preciso incentivar os produtores rurais a permanecerem na agricultura. A intenção do novo secretário é que os técnicos da prefeitura, em parceria com Epagri e Cidasc, dêem continuidade às ações que motivem os produtores rurais a investirem na melhoria das atividades desenvolvidas na propriedade. Entre elas, cita a melhoria da alimentação ao gado leiteiro. “A pastagem é um alimento barato e, quando bem utilizada, garante maior produção e melhor qualidade do leite”, ressalta. Para o secretário, também é preciso dar mais atenção a atividades que complementem a renda do produtor, como a piscicultura e o reflorestamento. Ele destaca a necessidade de “reanimar” a Associação de Piscicultores de Rio Fortuna (Apirf) e a orientação técnica aos produtores interessados em investir no reflorestamento. “A atividade precisa ser planejada, com o auxilio de técnicos, para que os agricultores tenham a garantia que de vão retirar as árvores mais tarde”, explica.

Programas de incentivo ao melhoramento genético, distribuição de calcário e sementes de milho serão mantidos. O novo secretário e atual presidente da Associação de Desenvolvimento da Microbacia do Rio Braço do Norte Baixo também promete apoio ao programa. Outra meta é iniciar os preparativos para a Exposição de Produtos de Rio Fortuna e Região (Expofortuna). A quinta edição do evento ocorre em agosto de 2008.

Ilso assume a pasta no lugar do vereador Aldo Vandresen. O antigo secretário pediu o afastamento por motivos pessoais.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PM de Rio Fortuna