Saúde intensifica ações durante Outubro Rosa

Os meses de outubro e novembro são dedicados às campanhas de conscientização, prevenção e detecção precoce do câncer de mama, colo de útero e de próstata no município de Rio Fortuna. Durante estes meses, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações para a promoção da saúde.  

Na quarta-feira, 16 de outubro, acontece a palestra sobre a saúde da mulher.   O evento será realizado no Centro de Pastoral São Marcos, às 19h30min, com presença do médico ginecologista Richard Coan Cardoso. “A conscientização é de extrema importância para que população fique sempre alerta e consciente, pois só com a prevenção é possível reduzir as estatísticas de casos de doenças como o câncer”, destaca o Secretário de Saúde Neri Vandresen.

Durante o mês de outubro, os exames de prevenção são intensificados. Por serem doenças de sintomas comuns ou muitas vezes sem sintomas, o câncer tem como maior problema a descoberta tardia. A Coordenadora do Programa Saúde da Mulher e Saúde do Homem, Eliane Fregulia, menciona que durante todo o mês as enfermeiras realizam exames de preventivo na Unidade Básica de Saúde. “É importante que as mulheres liguem para agendar uma data ou conversem com os agentes de saúde. Também poderão realizar os testes rápidos para hepatites virais B e C, Sífilis e HIV””, comunica a enfermeira.

Para completar as equipes realizam ações de “Educação em Saúde”.