Comunidade discute problema do borrachudo

A comunidade de Rio Café, em Rio Fortuna, esteve reunida nesta quinta-feira, 28, para discutir sobre um dos problemas que mais a afeta: o mosquito borrachudo. Cerca de 20 moradores da comunidade participaram na palestra, ministrada pelo médico veterinário Ricardo Martins.
Durante a explanação, o profissional mostrou aos agricultores ações frustradas para acabar com o mosquito. Também ensinou como fazer o cálculo para saber a quantidade de produto que deve ser aplicado no rio. Segundo o profissional, apenas o BTI, produto utilizado no combate ao mosquito, aliado à preservação e recuperação da qualidade da água desses riachos pode diminuir o problema.
No encontro ficou definido que o departamento de Agricultura e Meio Ambiente medirá os riachos para saber a quantidade de produto necessário para a cidade. Com estes dados em mãos, os moradores voltarão a se reunir para estudar uma maneira de adquiri-lo. Segundo o prefeito Neri Vandresen, a prefeitura não tem condições de comprar sozinha. “Não há recursos de sobra para a aquisição do BTI. É necessário uma parceria entre executivo, legislativo e os moradores para que o produto seja adquirido”, explica. Os participantes mostraram interesse em ajudar na compra.

Fonte: Assessoria de comunicação