Recadastramento de eleitores começa segunda-feira, 22

A partir da próxima segunda-feira, 22, até o dia 20 de novembro, todos os eleitores de Rio Fortuna devem fazer o recadastramento do título de eleitor.  A decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina baseou-se na determinação do Tribunal Superior Eleitoral, que estabeleceu revisões nos municípios que apresentam três situações: o eleitorado é superior a 80% do total de habitantes; o total de transferências de títulos é 10% maior em relação às transferências do ano anterior; e onde o eleitorado é superior ao dobro da população entre 10 e 15 anos, somados também os com mais de 70 anos.

Rio Fortuna possui 3.755 eleitores para a população de 4.468 habitantes (último número informado pelo IBGE). O número de eleitores corresponde a 84,04% da população. Em 2005, o município registrou 34 transferências de título, sendo que em 2006 esse número subiu para 63, correspondendo a um aumento de 85,29%.

O atendimento aos eleitores será realizado no Centro de Pastoral São Marcos, antigo salão paroquial, de segunda a sábado, das 7 às 13 horas. Na quarta-feira, 17, o juiz da Comarca de Braço do Norte, Fernando de Castro Faria, o promotor Fred Anderson Vicente e o técnico judiciário Adriano Machado Luciano, estiveram reunidos com lideranças políticas da cidade para falar sobre o recadastramento. Salientaram a importância da divulgação junto a comunidade e a atuação dos partidos políticos como fiscalizadores e denunciadores de possíveis fraudes. No encontro foi cogitada a possibilidade de atender em alguns dias as seções do interior. O juiz se comprometeu a estudar esta possibilidade, mas salientou que seria inviável o atendimento em dois locais no mesmo período, pois seria necessário o deslocamento dos responsáveis pelo recadastramento para recadastrar os eleitores do interior.

Para fazer o recadastramento, o eleitor terá que comprovar a residência ou o vínculo profissional patrimonial ou comunitário. Eleitores que não comparecerem ao local entre 22 de outubro e 20 de novembro, terá seu título eleitoral cancelado. Quem fez alistamento, título de eleitor – ou transferência – após 31 de dezembro de 2006 não precisa comparecer.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Rio Fortuna.