Conferência avalia Plano Municipal de Educação

Acontece na próxima quinta-feira, 03 de outubro, a 1º Conferência Municipal de Educação, em Rio Fortuna, com o objetivo de avaliar o Plano Municipal de Educação (PME). O evento, aberto ao público, será realizado no Centro Pastoral São Marcos, com credenciamento a partir das 12h45min.

O Plano Municipal de Educação é um documento, com força de Lei, que estabelece metas que visam garantir o direito à educação de qualidade, de forma que o Município avance no atendimento educacional sendo um dos principais instrumentos de política pública educacional, pois orienta a gestão educacional e referencia o controle social e a participação cidadã. O planejamento é elaborado em consonância com os Planos Nacional e Estadual e equivale para um período de 10 anos (2015 a 2025).  “Durante a conferência, os participantes inscritos irão avaliar o cumprimento destas metas dos primeiros quatro anos de vigência do documento e propor sugestões de adequações”, menciona o secretário de Educação, José Lembeck.

O Plano Municipal contém 16 metas, que abrange desde a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação especial, educação profissional técnica de nível médio, educação de jovens e adultos, valorização e plano de carreira dos docentes.  “Com necessidade de intervenção a curto, médio e longo prazo, estas metas têm como objetivo garantir o direito à Educação de qualidade para todos, sintonizado com os desafios locais e regionais. Por isso participação da comunidade é importante para este debate”, conclui Lembeck.