Alunos realizam mutirão de limpeza no cemitério

Alunos dos quartos anos da Escola Municipal Professor José Boeing, em parceria com a Vigilância Epidemiológica de Rio Fortuna, realizaram um mutirão de limpeza no Cemitério Municipal de Rio Fortuna. A ação foi realizada com objetivo de localizar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

A atividade teve início ainda na escola, onde os alunos receberam orientações sobre o mosquito, doenças transmissíveis e os locais em que ele costuma se reproduzir. No cemitério, as crianças procuraram por larvas, recolheram plásticos e garrafas e eliminaram a água acumulada em recipientes.

A ação foi realizada na quarta-feira, dia 7, e é uma das atividades previstas para este mês. “Novembro abre a temporada de epidemia da dengue, que se estende até março, por isso realizamos ações pontuais de conscientização”, explica a responsável pelo Programa de Combate à Dengue de Rio Fortuna, a enfermeira Morgana Vandresen.

Casos em SC

No ano de 2023 foram registrados, até o final de outubro, 60.040 focos do mosquito em 236 municípios, sendo que destes, 153 estão na condição de infestados pelo mosquito. São 117.294 casos de dengue confirmados, somente em 2023, e 97 óbitos pela doença. Quanto aos casos de chikungunya, foram notificados 845, sendo que 47 foram confirmados.