Crianças devem ser imunizadas contra pólio e sarampo

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e o Sarampo iniciou nesta segunda-feira, 06 de agosto.  Todas as crianças de um ano a menores de cinco devem ser imunizadas, independente da situação vacinal, até término da ação, em 31 de agosto.   No Município de Rio Fortuna cerca de 200 crianças menores de cinco anos devem receber as doses da vacina.   

As vacinas estão disponíveis na Unidade de Saúde Benedetta Ottersbach Warmling, no Centro. O horário de atendimento da sala de vacinação é das 07 às 13 horas.   O dia D de mobilização nacional será no próximo sábado, 18 de agosto, quando os postos de saúde estarão abertos em horário diferenciado. Neste dia, em Rio Fortuna, o atendimento será das 8 às 12 e das 13 às 17 horas.       

A imunização é de extrema importância para reduzir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo.    “É preciso que os pais tenham esta consciência, pois apesar das doenças estarem eliminadas no Brasil, só com a cobertura vacinal elevada é possível manter esta condição”, menciona o secretário municipal de Saúde, Neri Vandresen.   

De acordo com o Ministério da Saúde o objetivo da campanha é formar uma barreira sanitária, captando também aquelas crianças que não foram vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação. Dessa forma, busca-se minimizar o risco de adoecimento e, consequentemente, contribuir para a redução do risco de reintrodução dos vírus da pólio e sarampo no Brasil. 

É necessário levar a caderneta de vacinação.