Gemeindefest resgata a cultura de Rio Fortuna

A realização da 3º edição da Gemeindefest e 1º Feira de Gastronomia de Rio Fortuna mobiliza e acende a expectativa dos representantes das comunidades e entidades de Rio Fortuna para o evento que acontece nos dias 16 e 17 de junho, no Centro Comunitário São Marcos. Baile germânico, apresentações culturais, missa festiva e o tradicional desfile fazem parte da programação. Os detalhes da organização foram repassados em reunião na noite de quinta-feira, 03 de maio.     

Uma das novidades deste ano é a 1º Feira de Gastronomia. No interior do Centro Comunitário grande maioria das comunidades envolvidas na festa estarão com stands, onde irão apresentar e comercializar os produtos típicos produzidos na localidade. “Como a intenção do evento é valorização da história e cultura das comunidades, a culinária que já é conhecida em toda a região não pode ficar de fora.  Através da feira há uma valorização das comidas típicas produzidas por muito carinho por nossos riofortunenses”, destaca a comissão organizadora.

A grande expectativa da Gemeindefest é para o tradicional desfile, na manhã de domingo. “Através desta ação, buscou-se uma forma de juntar todas as comunidades, de forma integrada para que cada uma delas pudesse apresentar como que foi colonizada e como se deu seu desenvolvimento tanto na parte econômica, como também cultural e religiosa”, destaca o prefeito Lindomar Ballmann, e acrescenta que este ano, as entidades do município também irão se apresentar, demonstrando os seus trabalhos.   

A Gemeindefest nasceu em 2011, com o intuito de resgatar as tradições e costumes dos antepassados. “É um importante encontro de cultura e tradição de nossa terra, onde emociona principalmente as pessoas que têm a oportunidade de resgatar e vivenciar seu passado”, explana o chefe do Executivo.