Técnicos e gestores de saúde recebem treinamento

Gestores de saúde municipais, técnicos municipais e representantes do Consórcio Intermunicipal da Amurel – CIS/Amurel e técnicos da Associação de Municípios da Região de Laguna – Amurel participaram no último dia 27 de abril de um treinamento de regulação do Sistema de Regulação – Sisreg. O treinamento ocorreu nas dependências da Unisul, em Tubarão, e foi aplicado pelo técnico do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde – Cosems, Clemilson de Souza. Representaram o Município de Rio Fortuna o Secretário de Saúde Neri Vandresen e as técnicas Neusa Heidemann Feldhaus e Rosinete Schueroff.

O objetivo do encontro foi apresentar os conceitos relacionados à regulação ambulatorial, aspectos gerais da Deliberação 47/2016 (Diretrizes para Implantação de Centrais de Regulação); Lei Estadual 17.066/2017 e Decreto SES 1.168/2017 (Legislação que regulamenta a publicação das filas de espera no Estado); Sisreg como ferramenta de regulação ambulatorial; sistema Webservice para publicação das filas de espera.

Foram apresentadas também as funções dos perfis de usuário do sistema Sisreg, utilizadas pelos profissionais que compõem a Central de Regulação Ambulatorial (Perfis: Solicitante, Regulador, Executante, Administrador). Também foi feita atividade prática de configuração do sistema Sisreg, na montagem de uma Central Municipal de Regulação Ambulatorial.

Durante o treinamento também foi relatado sobre utilização de funções de configuração de: unidades, profissionais, usuários, avisos, parâmetros, procedimentos, tetos, escala, PPI, cotas de solicitação, grades de referência, afastamentos, feriados, cancelamentos, preparos, apresentação de funções de pesquisa, geração de relatórios, publicação de filas de espera e inclusão e operacionalização dos consórcios via Sisreg.