Vacinação contra gripe encerra dia 9

Pessoas com direito à vacina gratuita contra a gripe tem até o dia 9 de maio, sexta-feira, para procurar a Unidade Básica de Saúde de Rio Fortuna. Cerca de 1,7 mil pessoas do município devem tomar a vacina que protege contra os vírus Influenza A H1N1, o A H3N2 e o B. Até o sábado do Dia D, 26 de abril, pouco mais de 400 pessoas haviam procurado o posto de saúde.

Devem se vacinar contra a gripe mulheres que tiveram filhos no período de até 45 dias antes da data de vacinação (puérperas) e portadores de doenças crônicas. Também fazem parte dos grupos prioritários mulheres grávidas, crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com 60 anos ou mais e população carcerária. Os trabalhadores que atuam nos serviços públicos e privados em diferentes níveis de complexidade, voltados para a promoção e assistência à saúde, também serão vacinados.

As imunizações são realizadas na Unidade de Saúde do centro, de segunda à quinta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Nas sextas-feiras o atendimento é das 7h às 13h. Os pais devem levar a carteira de vacinação das crianças. Os adultos também devem portar a sua carteira, mas a ausência desta não é impedimento de tomar a vacina.