Rio Fortuna recebe R$ 40 mil para prevenção a obesidade

Conscientizar crianças, adolescente e pais de Rio Fortuna sobre a necessidade de manter bons hábitos alimentares é o objetivo de um dos 113 projetos selecionados pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. O município será beneficiado com R$ 40 mil para a implantação do projeto de Incentivo a Vigilância e Prevenção de Doenças e Agravos Não Transmissíveis. Além de Rio Fortuna, mais oito municípios catarinenses foram escolhidos. A cidade é a única beneficiada no Sul do Estado.

Os recursos serão utilizados para a aquisição de equipamentos de informática, material didático e realização de eventos, como palestras e seminários. O trabalho será desenvolvido com pais, especialmente as mães, e alunos do ensino fundamental, das escolas estadual e municipal. Em estudo realizado sobre a obesidade com crianças e adolescentes com idade entre 10 e 18 anos que cursavam de 5ª a 8ª série, constatou-se que 17,81% estão com sobrepeso, conforme Índice de Massa Corporal (IMC), e 1,56% são obesos. “Um total de 19,37% das crianças e adolescentes que possivelmente terão problema na vida adulta, bem como modificar seus hábitos alimentares se não houver investimentos educativos ainda nesta fase”, comenta a enfermeira Isolete Meurer Michels Ribeiro, autora da pesquisa que serviu de base para sua monografia na pós-graduação. A enfermeira ressalta que também é preocupante o número de alunos com peso normal, mas bem próximos de atingir o sobrepeso.

Por meio do projeto pretende-se trabalhar junto às escolas ações de prevenção sobre hábitos alimentares e a importância da prática de atividades físicas, além de prestar assistência interdisciplinar fundamentada no auto cuidado com adolescentes acima do peso. Os profissionais também encaminharão para tratamento especializado, quando necessário.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PM de Rio Fortuna