Conferência Municipal debate direitos das crianças e adolescentes

A XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rio Fortuna, que acontece na segunda-feira, 22 de outubro, terá como tema central: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências. O evento será realizado no Centro de Pastoral São Marcos, a partir das 08 horas, e tem como objetivo mobilizar a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

A partir do tema estabelecido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), serão discutidos cinco eixos: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  (CMDCA) de Rio Fortuna, Simone Moreira, destaca que o assunto representa a atualidade e o poder público e a sociedade civil terão a oportunidade de elaborar propostas e ações, além de apontar os desafios a serem enfrentados. “A conferência proporciona a discussão sobre a garantia de políticas públicas para as crianças e adolescentes, e a partir de discussão sobre o tema, serão formuladas propostas que devem ser encaminhadas para debate nas conferências estaduais”, resume a presidente.

A Conferência Municipal é aberta ao público e todos os interessados na temática podem participar.