Executivo busca medidas para controle de borrachudos

Para buscar novidades a respeito do Programa de Combate ao mosquito Borrachudo, o prefeito Lindomar Ballmann e equipe visitou uma empresa modelo na aplicação de BTI, em Joinville. O chefe do executivo viajou nesta quarta-feira, 24 de outubro, acompanhado pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Evaldo Borghesan Zanelato, pelo engenheiro agrônomo da prefeitura, Alexandre Furlaneto Fernandes, e pelo agricultor Lucas Hemkemeier.   Na empresa Aracaju foram atendidos pelo representante Osmar Adelino de Aviz, que explicou o funcionamento da aplicação do produto para reduzir a proliferação do inseto.

O próximo passo após a visita técnica é realizar um mapeamento e levantamento em rios e córregos do município de Rio Fortuna que apontaram índices elevados de larvas e do mosquito. “Com o mapeamento será possível saber a quantidade certa do larvicida que deve ser aplicado, evitando desperdício do produto, além dos recursos necessários para implantação do programa”, analisa Ballmann.

A implantação de medidas no sentido de reduzir a incidência do borrachudo será realizada junto à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. A iniciativa prevê uma série de ações que visam a redução e eliminação dos focos do inseto, como a aplicação de BTI, a recuperação da mata ciliar e o repovoamento dos córregos.  “Por isso realizamos a visita técnica na empresa Aracaju, para conhecer um pouco mais a dinâmica da aplicação do produto, o controle do inseto, bem como a captação dos recursos para a execução do programa”, complementa o prefeito de Rio Fortuna.