Globo mostra um pouco mais sobre Rio Fortuna e região

O Globo Universidade que foi ao ar no ultimo sábado, 20 de março, investiga a história do Brasil antes do descobrimento para mostrar como a arqueologia ajuda o país a se conhecer melhor e a resgatar sua identidade. O programa visitou o município de Rio Fortuna/SC, onde alunos e professores de diversas disciplinas da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) realizam escavações em sítios arqueológicos. O repórter André Curvello visitou esses locais e conheceu a minuciosa tarefa de escavar, classificar e analisar pedras, ossos e sedimentos que escondem pistas sobre povos indígenas que ali habitaram a 500, 1.000 e até 6.000 anos atrás.

Ele entrevistou a professora de História Deisi Scunderlinck Farias, da UNISUL, que explicou o trabalho situado na encosta de Santa Catarina, uma região importante por estar entre o planalto e o mar. "As escavações têm apresentado um novo panorama sobre a ocupação indígena no estado, pois encontramos sítios muito bem estruturados que mostram a presença de populações fixas em uma área que, acreditava-se, era de passagem". Outra etapa importante da pesquisa é a compilação da história oral da região. "Conversar com a comunidade, com os donos das propriedades e colonos, é fundamental para conhecer a exata localização dos sítios arqueológicos e entender o processo de ocupação na região. A memória dos moradores é fonte de muito conhecimento", afirma.

No quadro Mérito Acadêmico, o programa entrevistou o professor de química orgânica Jair Juarez João, da UNISUL. Ele explicou como a análise dos marcadores químicos presentes no solo permite descobrir os hábitos dos povos antigos. No Fora de Série, o biólogo Thiago Torquato descreveu a fauna que existia na região do Rio Fortuna. No Toque de Mestre, uma pesquisadora falou sobre as características mais importantes de um bom arqueólogo. Por fim, no Eu Amo Meu Trabalho, a arqueóloga Erika Robrahn-González traçou um panorama da profissão no Brasil, em alta pelas exigências da legislação ambiental que regula a construção de obras de impacto como portos e usinas hidrelétricas.

O Globo Universidade, exibido aos sábados, às 7h15, na Rede Globo, leva ao ar reportagens sobre ensino, pesquisa e projetos científicos realizados no meio acadêmico. O programa é reprisado aos sábados na Globo News, às 13h05, e às quartas-feiras no Canal Futura, às 16h30. As edições também estão disponíveis na íntegra no site do Globo Universidade.

Fonte (www.globouniversidade.globo.com)