Governador abre trabalhos da Força Tarefa em RF


Em rápida passagem por Rio Fortuna, o governador Luiz Henrique da Silveira participou da abertura dos trabalhos da Força Tarefa realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Tubarão, em parceria com a Prefeitura e outros órgãos. O governador esteve acompanhado pelo deputado Federal Edinho Bez (PMDB) e pelo Secretário de Desenvolvimento Regional de Tubarão, Ademir da Silva Matos (PMDB). A visita, que não estava prevista no roteiro do governador, foi decidida na última sexta-feira, 17, quando Luiz Henrique esteve em São Martinho
Durante seu pronunciamento, o Governador afirmou que a Força Tarefa tem o objetivo de trazer “toda a força da SDR e agregar parceiros da região num grande mutirão”, para melhorar a qualidade de vida da população dos municípios com menor índice de desenvolvimento. Ao finalizar o discurso parabenizou Rio Fortuna pelos 47 anos de emancipação político-administrativa, comemorado na próxima terça-feira, 21. Após a passagem, o governador seguiu em direção à Florianópolis. O deputado Edinho Bez e o secretário Ademir Matos permaneceram por mais tempo na cidade e abriram as visitas às exposições no Centro de Pastoral São Marcos. No local, artesãos, clubes de mães e alunos da Escola Ensino Especial São Marcos expuseram telas, pinturas e outros trabalhos manuais. O LEO Clube mostrou as principais atividades desenvolvidas nos três anos de fundação, comemorado em 16 de junho. Já os alunos da primeira série do ensino médio da Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima, por meio de fotos e textos, retrataram a história de Rio Fortuna e das comunidades que pertencem ao município. A exposição esteve aberta à visitação durante todo do domingo.


Força-Tarefa presta 585 atendimentos


As ações desenvolvidas pela Força Tarefa da Secretaria de Desenvolvimento Regional totalizaram 585 atendimentos. Durante a tarde de domingo, 19, voluntários de diversos órgãos prestaram serviços de confecção de documentos, cortes de cabelo, escolinha de trânsito, vacinação de animais de estimação, teste de glicemia, aferição da pressão arterial e exames preventivos. Professores também repassaram noções básicas de xadrez para as crianças, que também puderam se divertir na estrutura montada pelo Sesc de Tubarão. Foram confeccionados oito Cadastros de Pessoa Física (CPF), 29 carteiras de identidade, sete vacinações, 45 cortes de cabelo, 52 medições de pressão arterial, 42 testes de glicemia e 50 orientações sobre doação de sangue. Também foram realizados quatro preventivos e dez auto-exames de mama, além de 30 orientações sobre preservação da água e conscientização ecológica. Cerca de 250 crianças utilizaram os brinquedos do Sesc, 28 receberam informações sobre os programas Proerd e Escolinha de Trânsito e 30 tiveram noções de xadrez.
A Força Tarefa foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Tubarão e Prefeitura de Rio Fortuna. Participaram das ações: Caixa Econômica Federal de Braço do Norte, Delegacia Regional da Polícia Civil de Tubarão, Regional de Tubarão da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Serviço Nacional de aprendizagem Comercial (Senac) de Tubarão, Secretaria Municipal de Saúde, Gerencia de Saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Tubarão, Destacamento da Polícia Militar de Tubarão, Serviço Social do Comércio de Santa Catarina de Tubarão, Rede Feminina de Combate ao Câncer de Braço do Norte, Escritório Municipal e Regional da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e colaboração do Grupo de Escoteiros de Capivari de Baixo.


Festival de Talentos reúne mais de 500 pessoas


Mais de 500 pessoas prestigiaram o primeiro Festival de Talentos de Rio Fortuna, realizado em comemoração aos 47 anos e emancipação político-administrativa da cidade. O sucesso de público agradou ao prefeito Neri Vandresen (PMDB), que garantiu a continuidade do evento. “Precisamos prestigiar os talentos da nossa terra. A população de Rio Fortuna, ao lotar o Centro de Pastoral, demonstrou ter aprovado nossa iniciativa”, comentou.
O evento teve início às 18 horas, com a apresentação da Banda Lira Tubaronense, que encerrou sua participação tocando “Parabéns” ao município. Em seguida foi a vez do Coral São Marcos, que entoou o Hino de Rio Fortuna. Os corais das Crianças de Rio Fortuna e o Alemão, do grupo da Terceira Idade da comunidade de Rio Claro também participaram do evento.
No decorrer da noite, também se apresentaram o grupo “Teatro da Alegria um Mundo de Fantasia”, com declamação de poesia e apresentação da peça “Costumes da Nossa Terra”, os grupos de dança The Black e São Marcos, da Associação da Terceira Idade, coordenado pela primeira-dama, Anastácia Dela Justina Vandresen. A aluna da Escola Ensino Especial São Marcos, Luciana Roecker, também fez uma apresentação de dança. Entre os músicos, apresentaram-se Marciel Dela Justina, Adroaldo Back, as duplas Valdeci Dela Justina e Vilmar Lueckmamm, Angelita e Lourivaldo Schuelter, e Pedro Amâncio e Lourivaldo Schuelter. Também participaram do evento a Família Feldhaus e das bandas Os Incríveis e Art Musical, que encerrou a noite com um baile aberto ao público.


Apae arrecada R$ 1,6 no evento


A Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae) de Rio Fortuna arrecadou cerca de R$ 1,6 mil com a venda de bebidas, pastéis e cachorros-quentes durante a tarde e noite de domingo no Centro de Pastoral São Marcos. O convite para se responsabilizar pela venda de lanches e bebidas partiu do prefeito Neri Vandresen e foi prontamente aceito pela Associação.
A diretora da Escola Ensino Especial São Marcos, mantida pela Apae, Maria Salete Vandresen Froeser, disse estar satisfeita com o resultado da promoção. Segundo ela, foi uma maneira da Apae conseguir arrecadar fundos sem “explorar” a comunidade. “Já realizados o pedágio, vendemos bilhetes no Natal e ainda há a contribuição por meio da conta de energia elétrica, aonde contamos com a colaboração das pessoas sem dar nada em troca. Com a venda das bebidas e lanches estávamos prestando um serviço à comunidade e, arrecadando fundos para a Instituição”. Salete parabenizou a administração pública por permitir à Instituição explorar os serviços de bar e cozinha. “É uma idéia que precisa ter continuidade. Nós nos dispomos a trabalhar sempre que tivermos oportunidade. Assim como sei que outras entidades não se recusariam a trabalhar para arrecadar fundos”. Trabalharam no local, membros da diretoria, funcionários da escola e voluntários da comunidade. Os recursos serão utilizados para a manutenção de despesas da Escola.



Fonte: Assessoria de Comunicação