Agricultores participam de tarde de campo

Cerca de doze produtores de Rio Fortuna e Braço do Norte participaram de uma tarde de campo promovida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Prefeitura e Laticínios Da Rolt. A intenção dos técnicos era mostrar aos produtores rurais a importância da sobresemeadura, ou seja, o plantio de pastagens sobre a grama.
Os agricultores visitaram a propriedade de Marino Roberto Tenfen, na localidade de Rio Bravo Baixo, Rio Fortuna. No local, receberam instruções técnicas e apostila. Também puderam observar o desenvolvimento das plantas semeadas em março no local: centeio, aveia, azevem, trevo branco e vermelho.
Os técnicos mostraram aos participantes que é possível semear outros tipos de pastagem, sem que para isso seja necessário lavrar a terra. A técnica, além de reduzir a mão de obra, melhora a qualidade da pastagem oferecida aos animais. Segundo o engenheiro agrônomo da Prefeitura, Arlindo Bloemer, os agricultores precisam estar conscientes de que a melhora do solo será gradual.
A sobresemeadura é uma das técnicas do sistema Voisin, ou piqueteamento, que consiste na divisão da área de terra destinada à pastagem em áreas menores.