Lideranças cobram pavimentação de rodovias estaduais

Lideranças de Rio Fortuna participaram nos últimos dias de importantes audiências para reivindicar a pavimentação de rodovias estaduais, fomentando a necessidade de se cobrar do Governo do Estado ações mais concretas para a realização das obras. Os pedidos são para o asfaltamento da rodovia SC-435, entre São Martinho e São Bonifácio, e SC-108, que compreende o trecho entre Santa Rosa de Lima e Anitápolis.

A primeira reunião aconteceu na sexta-feira, 20 de outubro, na comunidade de Rio Sete. Na ocasião, a comissão pró-asfaltamento da rodovia entre São Martinho e São Bonifácio, reuniu a comunidade e lideranças para reivindicar também a inclusão do trecho entre Rio Fortuna e comunidade de Rio Gabiroba, em São Martinho. “A morosidade para avançar no projeto culminou no êxodo rural, empobreceu o turismo, e fez com que empresas fechassem suas portas. Por isso temos que nos mobilizar e cobrar a efetivação desta obra, pois é um pleito antigo”, citou o vereador Célio Effting (PSD).

A SC que liga São Martinho a São Bonifácio tem uma extensão de 43 quilômetros.  O trecho é uma alternativa de acesso entre o Sul, BR-101 e a capital, numa região com forte potencial turístico e econômico. “Queremos que seja incluído no projeto o asfalto entre Rio Gabiroba e Rio Fortuna, além disso, foi determinada a necessidade de se fazer um pré-levantamento de possíveis indenizações às famílias que residem às margens da rodovia, bem como o Relatório de Impacto Ambiental (Rima). Se estas etapas forem realizadas com antecedência, irá favorecer a desburocratização para a efetivação da obra”, salientou o vereador Célio.

Outra cobrança das autoridades é quanto à pavimentação da SC-108, que compreende o trecho entre Santa Rosa de Lima e Anitápolis.  A situação da rodovia foi avaliada em uma audiência pública promovida pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa na segunda-feira (23), no município de Anitápolis. “Esta rodovia é uma saída viável para o escoamento do grande fluxo de veículos da BR-101 e BR-282, favorecendo principalmente os municípios que cortam este trecho. Sem dúvidas é um local que precisa de boas condições para oferecer segurança e facilitar o tráfego dos veículos, por isso a pavimentação seria uma ótima alternativa”, fomenta o vereador Valdir José Warmling (PSDB), que participou da audiência ao lado de lideranças de Rio Fortuna.

Na oportunidade, os deputados estaduais presentes apresentaram como sugestão o envolvimento da bancada estadual e das demais lideranças no sentido de incluir a obra nos próximos projetos de financiamento internacional do governo, já que o projeto técnico já existe e contempla um total de 26 quilômetros de pavimentação. O custo de execução alcança os R$70 milhões.

Para o prefeito Lindomar Ballmann, as pavimentações das rodovias estaduais são de fundamental importância para o desenvolvimento econômico da região.   “Se realmente acontecer, irá encurtar distâncias e facilitar o deslocamento até a Grande Florianópolis, além de fomentar o turismo na região sul do Estado e promover a escoação dos produtos, já que os municípios da região tem na agricultura a base de sua economia”, avalia o prefeito. “Não vamos deixar de medir esforços e lutar lado a lado das demais lideranças para que este sonho dos moradores torna-se realidade”, conclui.

Também participaram das audiências o vice-prefeito Neri Vandresen; presidente da Câmara de Vereadores, Silvio Heidemann; o Secretário de Obras, Romírio Schueroff, demais funcionários e vereadores.