Rio Fortuna intensifica campanha de prevenção a Dengue

Para marcar a passagem do Dia Nacional de Mobilização Contra a Dengue, lembrado em 24 de novembro, a campanha de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti foi intensificada em Rio Fortuna. Entre os dias 19 e 24, agentes de saúde da cidade vão distribuir folders com informações sobre a doença e os cuidados que devem ser tomados para evitar o surgimento do mosquito. Faixas e cartazes ficarão expostos na cidade durante o período. Também serão realizadas palestras com os professores da rede municipal de ensino, que vão trabalhar o tema com os alunos.

A responsável pelo programa de prevenção e controle da Dengue, Andréia Rech, destaca que em Rio Fortuna não foi registrada a presença de nenhum foco do Aedes Aegypti, o mosquito da dengue. Ela conta que toda semana são realizadas visitas nas redes de armadilhas e nos pontos estratégicos para verificar se há larvas do mosquito. "Com a ajuda dos agentes comunitários de saúde também podemos chegar a todas as residências para informar as famílias sobre os cuidados que devem ser tomados", acrescenta.

O Dia Nacional de Mobilização Contra a Dengue, conhecido como "Dia D", tem como objetivo inserir o problema na pauta de discussão da política nacional e mobilizanr a população para os cuidados que devem ser tomados antes do verão e do período das chuvas.

Faça sua parte!

Cuidados simples podem evitar o aparecimento de larvas do mosquito. Segue abaixo os principais deles:
– Verifique qualquer recipiente ou depósito que possa acumular ou que tenha água e que esteja destampado em sua casa, em seu quintal ou no seu local de trabalho;
– Coloque no lixo garrafas descartáveis, plásticos e outros objetos que possam juntar água.
– Tampe caixas, poços, tambores e potes de água;
– Coloque areia grossa nos pratos dos vasos de plantas e remova duas vezes por semana água acumulada em folhas de plantas, como as bromélias;
– Guarde as garrafas viradas de boca para baixo e em local coberto;
– Limpe bem as calhas e bebedouros de animais;
– Observe no seu bairro se há terrenos com latas, pneus e recipientes plásticos;
– Nunca jogue lixo em terrenos baldios.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Rio Fortuna.