Programa da Saúde é premiado em Congresso Brasileiro

O programa de curativos especiais para o tratamento de feridas realizado pelos profissionais da Atenção Básica à Saúde de Rio Fortuna foi um dos premiados no 13º Congresso Brasileiro de Enfermagem da Revista Nursing. O evento, realizado entre os dias 27 e 29 de setembro, em Florianópolis, reuniu mais de mil profissionais de enfermagem de todo o Brasil, além de participantes internacionais. Paralelo ao encontro, foram realizados o 4º Congresso Internacional de Saúde Coletiva e 4º Congresso Internacional de Feridas.

A Secretaria Municipal de Saúde inscreveu dois trabalhos no evento, ambos selecionados para participarem do Congresso. O primeiro, sobre as ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele em Rio Fortuna, liderado pelo médico-cirurgião Luiz Carlos Fornasa Júnior. O segundo, e premiado, sobre curativos especiais para o tratamento de feridas na Atenção Básica Primária à Saúde do Município de Rio Fortuna, sob a coordenação da enfermeira Ivana Schuelter.

O projeto premiado descreve as técnicas e relata os resultados obtidos pela equipe da Atenção Básica à Saúde no tratamento de feridas de longa cicatrização, mais propícias a infecções e amputações pela gravidade do ferimento. Entre os resultados observados – e comprovados – estão a redução no tempo de cicatrização, a diminuição das infecções em decorrência do ferimento e a redução do número de amputações. “Tudo isso resulta em maior qualidade de vida para nossos munícipes. Dos pacientes tratados, todos tiveram boa recuperação e nenhuma amputação foi necessária”, destaca o secretário de Saúde, Lindomar Ballmann.

O tratamento é realizado na Unidade Básica de Saúde. “Graças à iniciativa dos nossos profissionais, implantamos uma nova técnica, com materiais de maior custo ao Município, mas que aceleram a recuperação e melhoram a vida dos nossos pacientes”, enfatiza.

Representaram o Município no Congresso, o secretário de Saúde, Lindomar Ballmann, a coordenadora da Atenção Básica à Saúde, Eliane Fregulia, e a enfermeira Ivana Schuelter. Como premiação, o autor do trabalho recebe R$ 1 mil e tem o projeto publicado na Revista Nursing.

Tudo isso resulta em maior qualidade de vida para nossos munícipes. Dos pacientes tratados, todos tiveram boa recuperação e nenhuma amputação foi necessária”, Lindomar Ballmann (secretário de Saúde)