Educadores do Cedejor visitam a região

Com o objetivo de debater os instrumentos da pedagogia da alternância, os quatro núcleos do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural, três do Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor) – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – e um da Epagri de Campos Novos (SC) participaram do 13º Seminário de Desenvolvimento da Equipe do Cedejor. O encontro ocorreu no inicio deste mês, no Centro de Desenvolvimento das Encostas da Serra Geral. Os educadores participaram de palestras, visitaram famílias de jovens rurais e conheceram os projetos desenvolvidos nas Encostas da Serra.

O encontro teve início com uma apresentação sobre as formas como a Casa Familiar Rural, de Armazém, desenvolve seu trabalho. A apresentação foi feita pelo coordenador da entidade, Helton Pedro Pfeifer, que também participou da visita a uma unidade familiar produtiva. Na propriedade do Fabiano Eller, jovem em formação no Cedejor em Lauro Muller, os pais e as equipes pensaram coletivamente os pontos críticos, as contribuições e as potencialidades das visitas.

Na seqüência, o grupo visitou municípios das Encostas da Serra Geral a fim de conhecer as propostas de desenvolvimento territorial, as entidades envolvidas e a construção dos planos municipais de juventude, como os de Rio Fortuna, Grão-Pará e Santa Rosa de Lima. Em Rio Fortuna, por exemplo, os jovens do Cedejor e as entidades parceiras do Plano Participativo da Juventude local apresentaram o projeto e relataram suas experiências. O gerente executivo do Cedejor, Sérgio Fritzen, disse ter ficado impressionado com a animação dos jovens e das entidades envolvidas no Plano Participativo de Rio Fortuna. De acordo com ele, o trabalho serve de exemplo para os demais núcleos. Fritzen aponta dois aspectos interessantes do projeto: e envolvimento dos jovens com entidades e a preocupação deles em conhecer a realidade local. "As iniciativas são tomadas com base no que os jovens pensam e querem para sua cidade", comenta.

Leandro Benatto, monitor educacional do Cedejor Vale do Rio Pardo (RS), elogiou o apoio dado pelo poder público local. "Os jovens não são o futuro. Eles são o presente. E uma região só vai se desenvolver se ouvir os jovens e realizar com eles um trabalho em conjunto", acrescenta. Lúzia Alves, coordenadora do Cedejor Cento Sul do Paraná, pretende desenvolver, naquele estado, um trabalho que traga de volta os jovens já formados no Centro. "Hoje nossos jovens formados trabalham em iniciativas isoladas. Seria muito interessante tê-los mobilizando a comunidade em prol do desenvolvimento territorial, como ocorre aqui" acrescenta.

O evento contou com a participação da gerência-executiva do Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor), membros e consultores do Instituto Souza Cruz, representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e do coordenador da Casa Familiar Rural (CFR) de Armazém, Helton Pedro Pfeifer.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Rio Fortuna.