EJA: Oportunidade para concluir os estudos

Duas vezes por semana Lídia Bonetti Feldhaus, 43 anos, deixa os afazeres domésticos para estudar. Ela está entre os 29 alunos que pretendem concluir o ensino médio até o início de 2008. Eles participam do Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), da secretaria de estado da Educação.

A funcionária pública parou de estudar aos 12 anos, quando terminou a quarta-série. "Para continuar, precisaria deixar a casa dos meus pais", conta. Na época, a família morava em Santa Bárbara, interior de Santa Rosa de Lima. Já casada e mãe de três filhas, uma com 11 e duas com seis, Lídia voltou para os bancos escolares e concluiu o ensino fundamental (5ª a 8ª série). "Decidi voltar porque queria muito ajudar minha filha nas tarefas escolares. Também queria aprender mais", justifica. E o estudo ainda contribuiu para que ela melhorasse de emprego. Só conseguiu prestar o concurso para a Câmara de Vereadores, no qual foi aprovada, por ter terminado a oitava série.

Em setembro de 2006 ela decidiu voltar a estudar para concluir o ensino médio. Após terminar o fundamental, ela já havia começado o médio, mas desistiu. "Faltava tempo para freqüentar as aulas e fazer as tarefas em casa", explica. "Agora é para terminar", garante. Depois de formada, Lídia pretende continuar. "Não quero ir para uma universidade, mas pretendo fazer outros cursos", acrescenta. Entre eles, está o de computação.

Para aqueles os que não querem saber de escola, ela dá um conselho: aproveitem enquanto são jovens. "Faço supletivo porque não tinha como terminar meus estudos no ensino regular. Agora tive uma nova oportunidade vejo o quanto é importante", finaliza.

Além da turma de Lídia, outros quatro grupos – num total de 75 alunos – devem concluir o ensino fundamental até o final de 2007. Nos últimos três anos, 30 pessoas terminaram o ensino fundamental e outros 55 receberam o certificado de conclusão do ensino médio.

Parceria garante aulas no município

O EJA foi implantado em Rio Fortuna por meio de parceria entre o estado e o município. O governo do estado paga os professores. O município disponibiliza a estrutura física (sala de aula, vídeo, laboratório de informática e biblioteca), além de um funcionário para coordenar o programa. Os alunos pagam uma taxa mensal de R$ 10 para custear as despesas com material didático.

As aulas são realizadas duas vezes por semana. O curso tem duração de 18 a 20 meses. De acordo com o coordenador do EJA, Milton Schuelter, o programa é aberto a todos os interessados, desde que tenham a idade mínima (14 anos para o ensino fundamental e 17 para o médio). "Os interessados podem deixar o nome da secretaria e serão informados quando novas turmas forem abertas", informa Schuelter. Segundo ele, há previsão de abrir nova turma para o ensino médio ainda este ano.

SERVIÇO
Mais informações com Milton Schuelter, na Secretaria de Educação. Telefone: 3653-1155

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Rio Fortuna.
OBS.: Materia publicada no "Jornal do Cidadão", mês de maio.