Rio Fortuna comemora 49 anos

A juventude como estratégia de desenvolvimento rural sustentável foi o tema do seminário que abriu as festividades em comemoração aos 49 anos de Rio Fortuna, na última quinta-feira (21). O evento reuniu mais de 250 jovens no Centro de Pastoral São Marcos, a partir das 8h30min.

A consultora do Instituto Souza Cruz e do Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor), Denise Nunes, falou sobre a importância do envolvimento dos jovens na sociedade civil. Destacou a necessidade de estimular os jovens a participar ativamente de projetos, não apenas trabalhando nele. "É preciso que eles estejam envolvidos na elaboração, execução e avaliação dos trabalhos", explica. Segundo ela, também é necessário que os pais permitam que os jovens participem das decisões familiares. "Eles querem influenciar nas decisões em casa, querem opinar sobre o que plantar e de que forma", acrescenta.

O evento teve início com a assinatura do protocolo de intenções. Por meio do documento, poder público e entidades da sociedade civil se comprometem a colaborar na construção do Plano Municipal Participativo de Juventude em Rio Fortuna.

Troca de experiências

O seminário também abriu espaço para que jovens falassem sobre suas experiências. O painel "Troca de experiências de jovem para jovem" contou com a participação de nove jovens.

Rogério Buss Feldhaus e Junior Thiago Mendes falaram sobre o projeto da Conab, Angélica Bloemer Heidemann e Geovaneo Willemann apresentaram suas experiências no projeto Leite a Pasto, e Andréia Heidemann e Zizele Bugrever falaram sobre a Companhia Integral de Artes, grupo formado por integrantes do Cedejor, e que promove eventos artístico-culturais nas cidades das encostas da Serra Geral.

Os jovens Leonardo da Silva e Eloísa Effting falaram sobre suas experiências no exterior. Leonardo destacou o programa Jovem Embaixador, da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, que seleciona jovens de todo o país para participarem de um intercâmbio nos EUA. Leonardo foi o único catarinense a participar da edição deste ano do programa. Já Eloísa relatou sua experiência na viagem feita a Espanha. A jovem representou o Cedejor no intercâmbio realizado entre o Brasil e o país europeu.

Para encerrar, Jussara de Jesus, apresentou o Consórcio Social da Juventude Rural "Sementes na terra", da turma de Anita Garibaldi (planalto serrano) e região. A jovem participou do seminário a convite do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf/SC) de Rio Fortuna e Região.

Sorteio

O MP3, doado pela Casa Silva, foi sorteado para Janete de Souza Oliveira. Outros dois brindes foram doados pela loja. Após o evento, foi servido almoço aos participantes, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Apresentações artísticas encerram comemorações

As festividades em comemoração ao aniversário de Rio Fortuna foram encerradas à noite com apresentações artísticas. Centenas de pessoas prestigiaram o evento, aberto pelo coral São Marcos, com a execução do hino da cidade.

Em seguida apresentaram-se a banda The Rufas e a cantora Eliziane. Os grupos de dança alemã e caipira do Centro de Educação Infantil Cantinho da Criança, Glückfluss da Associação Cultural de Rio Fortuna e Anjos da Dança também participaram da noite cultural. O grupo Art Musical encerrou as apresentações.

Confira as fotos do aniversário de Rio Fortuna

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Rio Fortuna