Jovens do Cedejor participam de intercâmbio da juventude rural brasileira

Três alunos e uma educadora do Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor) das encostas da Serra Geral, localizado em Lauro Müler, iniciam nesta segunda-feira, 6, o Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira. Serão 11 dias de vivencia em propriedades rurais com realidades diferentes da local. Durante o período, os intercambistas terão a oportunidade de conhecer o trabalho realizado por organizações com trabalhos semelhantes ao do Cedejor, além de trocar informações visando o aperfeiçoamento mútuo e a melhoria da formação da juventude brasileira.
A aluna Angélica Heidemann, de Rio Fortuna, viaja para São Paulo. Os colegas Eduardo Teodoro Coelho, de Anitápolis, e Michele Dutra Nack, de Santa Rosa de Lima, para o Espírito Santo e Bahia, respectivamente. Já a educadora do Centro, Silvia Verona Zanol, embarca para o Pernambuco.
Em contra partida, uma educadora e dois alunos da instituição ProJovem, de São Paulo, serão recebidos no Cedejor de Lauro Muller. “Serão 79 jovens e educadores da Bahia, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul que estarão vivenciando elementos e práticas de outras realidades rurais em unidades produtivas familiares, agroindústrias, casas de família, escolas e instituições de ensino, metodologias educativas, políticas públicas, projetos de investimentos e de empreendedorismo, experiência de crédito e financiamento, atividades rurais agrícolas e não-agrícolas”, enfatiza e educadora do Cedejor, Silvia Verona Zanol.
Com o objetivo de proporcionar aprendizado e troca de experiências entre as diferentes realidades sociais do meio rural brasileiro, a idéia de realizar um intercâmbio foi proposta após a primeira Jornada Nacional do Jovem Rural, em Gramado, realizada em 2005. As organizações promotoras constituíram uma Rede de Fortalecimento Institucional, as quais as ações deveriam promover a cooperação e a defesa conjunta da juventude como motor de transformação e desenvolvimento dos territórios rurais.
Entre os objetivos do programa, estão o de favorecer a integração de jovens rurais, participantes de iniciativas de desenvolvimento rural sustentável; estabelecer uma rede focada no empreendedorismo do jovem rural, permitindo ações protagônicas juvenis de transformação nos territórios rurais; além de desenvolver a cidadania, propiciando melhor compreensão das diferenças entre as regiões e despertando a tolerância e o respeito às diversidades culturais.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PM de Rio Fortuna