Gerência da SDR promove reunião em Rio Fortuna

A gerencia de desenvolvimento sustentável e agricultura da secretaria de desenvolvimento regional em Braço do Norte reuniu-se em Rio Fortuna com a equipe da prefeitura, Epagri, sindicatos e outras entidades ligadas à área rural da cidade. Várias reivindicações foram feitas ao gerente Gervásio Back Loffi. O prefeito Neri Vandresen (PMDB) disse que um dos principais problemas é o atendimento veterinário, já que apenas um profissional atende a todos os produtores. "Gostaríamos de ter nas comunidades alguma pessoa capacitada para primeiros socorros. Assim, o deslocamento desnecessário do veterinário poderia ser evitado. Do jeito que está o profissional não consegue fazer a parte curativa", explicou Vandresen. O problema, garantiu Loffi, será levado à secretaria de agricultura e desenvolvimento rural do estado rapidamente.

Os representantes do município aproveitaram e apresentaram uma pré-proposta de auxílio financeiro para a edição da Expofortuna do próximo ano. Neste caso, o gerente garantiu que o estado será parceiro na realização da feira-festa, que tem tudo pra ocorrer na mesma data do cinqüentenário do município, em junho. Loffi anunciou também que Rio Fortuna foi contemplado com 200 toneladas de calcário e sementes de milho do programa troca-troca. Reforçou ainda a importância da implantação do projeto Beijo-Flor, que leva a Internet ao meio rural, e ações que visem aumentar a produção das pequenas propriedades através da capacitação e transmissão de novas técnicas de trabalho. "Com a criação da SDR em Braço do Norte, os município integrantes ficaram praticamente com o mesmo perfil. Isto nos permite padronizar os trabalhos no setor rural", avaliou Loffi.

Fonte: Jornal Notisul, 2 de agosto de 2007